
A Justiça da Irlanda decidiu nesta quarta-feira (3) manter o professor Enoch Burke na prisão para descumprir uma ordem judicial que o impedia de entrar na Wilson’s Hospital School, escola onde ele trabalhava no Condado de Westmeath. Segundo informações do jornal Tempos irlandeseso juiz Brian Cregan, do Tribunal Superior da Irlanda, afirmou, durante audiência de revisão da prisão, que Burke permanecerá detido durante o período de Natal – quando alguns presos recebem liberação temporária – e só poderá deixar o cárcere após se “comprometer” a cumprir a decisão de que vetou sua presença no colégio.
Burke está detido na Prisão Mountjoy desde o final de novembro porque, de acordo com as autoridades, “violou repetidamente” a ordem que proibia seu acesso ao campus da escola.
O caso Burke teve início em 2022, quando a direção da Wilson’s Hospital School orientou que um aluno fosse tratado por um novo nome e por um pronome neutro. Na ocasião, Burke decidiu seguir a orientação da escola por motivos religiosos, o que levou à sua suspensão e ao início de um processo disciplinar. Mesmo suspenso, ele continuou a comparecer à instituição, o que motivou o tribunal a emitir a ordem de afastamento posteriormente desobedecida. Ele já foi libertado e preso novamente diversas vezes por descumprir a ordem.
Durante a audiência desta quarta-feira, Burke afirmou que não está em desacato e sustentou que sua prisão está ligada às suas convicções religiosas. Segundo o Tempos irlandeseso juiz rejeitou essa interpretação e afirmou que a detenção ocorre unicamente porque Burke descumpriu uma ordem judicial que permanece válida.
A mídia local informou que o Tribunal Superior emitiu uma nova data de revisão da prisão de Burke para 3 de março, mas informou que o professor pode ser libertado antes disso caso decidir cumprir a determinação judicial que o impede de retornar à escola.











Deixe o Seu Comentário