
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ, na sigla em inglês), órgão da administração do presidente Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (13) que ingressou com uma ação judicial contra a Universidade de Harvard.
A pasta informou em comunicado que está acusando a instituição de ensino superior de Massachusetts de não fornecer ao governo “informações possíveis para determinar se Harvard continua a discriminar em seu processo de admissão” de alunos.
“A ação alega que Harvard repetidamente protelou o processo e se procurou a fornecer dados e documentos pertinentes solicitados pelo DOJ, incluindo dados individualizados de admissão de candidatos, políticas de admissão e correspondências relacionadas a raça, etnia, diversidade, equidade e inclusão, e à organização Students for Fair Admissions”, informou o DOJ na nota.
Anteriormente, a gestão Trump havia acusado a universidade de discriminar estudantes brancos e asiáticos em seus processos de admissão.
No início do mês, o presidente republicano disse que estava exigindo um pagamento de US$ 1 bilhão de Harvard para encerrar as investigações do DOJ sobre as políticas da universidade.
Desde que voltou à Casa Branca, em janeiro de 2025, Trump tomou ações contra Harvard e outras universidades americanas, acusando-as de discriminação (alegando, entre outros pontos, que não tomaram medidas contra o antissemitismo em seus campos).
No caso de Harvard, o presidente americano tentou reter verbas federais para a universidade e impediu a matrícula de estudantes estrangeiros, mas a instituição obteve liminares para reverter essas medidas. A universidade ainda não se pronunciou sobre o processo anunciado hoje pelo DOJ.











Deixe o Seu Comentário