
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta quarta-feira (29) que os parlamentares do seu partido, o Republicano, e os democratas negociem um novo programa de cobertura de saúde que substitua o Obamacare, ainda que tenha que alterar a condição de que a oposição aprove primeiro no Senado a reabertura do governo federal.
“Temos que trazer a saúde porque o Obamacare é um desastre. Quando você vê os aumentos [dos prêmios] no Obamacare… Nunca funcionou e nunca funcionará”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One (avião oficial da presidência americana) pouco antes de pousar na Coreia do Sul, segunda informações da agência EFE.
“Podemos conseguir algo melhor do que o Obamacare com os democratas. Acho que isso é algo que podemos conseguir com os democratas: menos dinheiro e mais assistência médica”, afirmou o presidente.
O governo dos Estados Unidos está desde o início de outubro em shutdown, isto é, apenas com serviços essenciais em funcionamento, porque o Congresso americano não conseguiu aprovar uma lei de financiamento do Executivo.
Várias tentativas de aprovar uma proposta naufragaram no Senado, onde os republicanos, apesar de terem maioria, com 53 das cem cadeiras, precisam de votos da oposição devido à chamada de obstrução, regra que determina que apenas projetos com 60 votos elaborados ou mais avançados na casa.
O impasse reside no fato de que os democratas querem que uma lei de financiamento do governo federal inclua uma extensão dos subsídios do Obamacare para que famílias de baixa renda paguem planos de saúde.
Os republicanos, por outro lado, só aceitam discutir a extensão dos benefícios se a paralisação do governo federal acabar e quiserem uma lei de financiamento provisório.
Já com 29 dias de duração, o atual shutdown é o segundo maior da história dos Estados Unidos, atrás apenas da paralisação de 35 dias entre o final de 2018 e o começo de 2019, na primeira gestão Trump.










Deixe o Seu Comentário