
Um drone do Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos (Centcom) flagrou, na sexta-feira (31), terroristas do Hamas roubando um caminhão de ajuda humanitária que trafegava pelo sul da Faixa de Gaza. Como imagens foram registradas por um drone MQ-9 que sobrevoava a região de Khan Younis para monitorar o cumprimento do cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista.
Segundo comunicado do Centcom, os terroristas atacaram o motorista e roubaram tanto o caminhão quanto a carga, que faziam parte de um trem humanitário internacional destinado à população civil.
“Agentes [do Hamas] atacaram o motorista e roubaram a ajuda e o caminhão após se moverem para o canteiro central da via. A situação atual do motorista é desconhecido”, informou o comando norte-americano em nota oficial.
As imagens divulgadas pelo Centcom foram publicadas também pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, que condenou o roubo.
“O Hamas continua privando o povo de Gaza da ajuda humanitária que desesperadamente precisa. Esse roubou meus esforços internacionais em apoio ao plano de 20 pontos do presidente Trump para entregar assistência crítica aos civis inocentes”, escreveu Rubio em publicação na rede X.
Rubio afirmou ainda que o grupo é o principal obstáculo à proteção do território.
“O Hamas é o impedimento. Eles devem depor as armas e parar os saques para que Gaza possa ter um futuro melhor”, acrescentou o chefe da diplomacia americana.
O Centcom reforçou que o roubo enfraqueceu os esforços globais para aliviar o sofrimento da população civil em Gaza e comprometeu o envio diário de mais de 600 tráfegos de suprimentos fornecidos por parceiros internacionais.
“Na última semana, parceiros internacionais entregaram mais de 600 caminhões de produtos comerciais e ajuda humanitária em Gaza por dia. Este incidente enfraqueceu esses esforços”, disse o comando americano.











Deixe o Seu Comentário