Na terça-feira passada, o presidente dos EUA, Joe Biden, se envolveu em uma polêmica ao chamar os eleitores de Donald Trump de “lixo”, declaração que precisou ser contornada pela Casa Branca, posteriormente.
De acordo com a agência Associated Press (AP), que teve acesso a um e-mail interno da Casa Branca, trocou entre dois funcionários do governo, funcionários da Casa Branca alteraram a transcrição oficial do comentário de Biden.
De acordo com uma transcrição registrada pelos taquígrafos oficiais da Casa Branca, responsáveis por registrar de forma rápida e precisa o que está aqui em reuniões e audiências em Washington, Biden disse ao grupo latino em uma chamada de vídeo na noite de terça-feira (29 ): “o único lixo que vejo flutuando por aí são os apoiadores dele. A demonização dos latinos é inaceitável e antiamericana.”
No entanto, à medida que o comentário ganhou força na internet e começou a interferir na campanha democrata de Kamala Harris, a assessoria de imprensa da Casa Branca divulgou uma transcrição da fala de Biden modificada.
A equipe acrescentou um apóstrofo, mudando o significado da citação para “supporter's” (apoiador, em português) em vez de “supporters” (apoiadores), na tentativa de manter a justificativa inicial de que Biden se referia ao comediante Tony Hinchcliffe, que se referiu-se ao território americano de Porto Rico como uma “ilha flutuante de lixo”. Em resposta, Biden disse que “os apoiadores de Trump que eram lixo”.
Alguns funcionários da Casa Branca não concordaram com a ação tomada pela equipe do presidente e disseram em um e-mail interno que aquela atitude era “uma violação de protocolo e destruição da integridade da transcrição entre os Escritórios de Taquigrafia e Imprensa”. O e-mail dizia que a assessoria de imprensa alterou a transcrição após “conferência com o presidente”.