O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo acompanharam a reunião que o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, teve com representantes dos EUA. De acordo com eles, o Brasil não obteve “nada” deste encontro.
Para Eduardo Bolsonaro, a atitude de Mauro Vieira após o encontro demonstraria o fracasso nas negociações. “Quando saio de uma reunião produtiva minha cara é feliz e eu tenho muito a dizer, não apenas cerca de 3 minutos citando fatos passados, sem mencionar os ganhos e no final saio correndo das perguntas…”, disse ele no X.
VEJA TAMBÉM:
Mais tarde, o parlamentar gravou um vídeo em que reafirmou que os EUA têm preocupações políticas e que o Brasil não obterá nenhum avanço sem “eleições transparentes” e fim do “lawfare” (perseguição jurídica).
Em uma mensagem na mesma rede X, Figueiredo foi na mesma linha “Obviamente o Itamaraty deve publicar uma nota genérica dizendo que o encontro entre Rubio e Vieira foi maravilhoso, mas, pelo que soube, saíram sem nada e de mãos abanando… Confere?”, escreveu.
Encontro bilateral
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, teve uma reunião de cerca de uma hora e dez minutos nesta quinta-feira (16) em Casa Branca, em Washington (EUA). Ele foi recebido pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. O tema foi a sobretaxa imposta pelos EUA às importações brasileiras.
Em coletivo para a imprensa na capital americana, Vieira não deu muitos detalhes. Ele definiu a reunião como “muito construtiva” e focada nos “aspectos práticos” do problema da tributação dos EUA. Ele também afirmou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump deverão se reunir em breve, sem mencionar dados e locais.
Mais tarde, o Itamaraty divulgou uma nota conjunta com os EUA em que reforça a intenção de promover o encontro entre os dois presidentes “na primeira oportunidade possível”.
Deixe o Seu Comentário