O primeiro eclipse de 2026 está previsto para 17 de fevereiro (terça-feira). Conhecido como “Anel de Fogo”, a aparência recebe esse apelido por formar um desenho no céu quando a Lua encobre a maior parte do Soldeixando visível apenas um anel luminoso ao redor.
O eclipse solar anular ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra enquanto está no apogeu – o ponto em que o satélite natural se encontra mais distante do planeta. Nessa configuração, forma-se no céu um ‘círculo de fogo’.
O eclipse terá início com a fase parcial às 9h56 (horário de Brasília). A anular começa às 11h42, com o máximo da fase prevista para 12h12. O evento se encerra às 14h27, quando termina a fase parcial do eclipse.
Vale destacar que as características não devem ser vistas a olho nu, sendo indispensável o uso de equipamentos de proteção para a observação segura. Isso porque, a radiação solar pode causar lesões oculares permanentes quando fixada diretamente.
O primeiro eclipse de 2026 será visível no Brasil?
Não, o eclipse marcado para 17 de fevereiro não será visível no Brasil. As consequências poderão ser contempladas de maneira eficaz na Antártida e parcialmente em regiões da África e extremo sul da América do Sul.
Entretanto, ainda neste ano aconteceu a “Lua de Sangue”, porém poderá ser observada no Brasil. De acordo com o site oficial da Nasa, neste tipo de eclipse “a Lua se move para a parte interna da sombra da Terra, ou umbra. Parte da luz solar que atravessa a atmosfera terrestre atinge a superfície da Lua, iluminando-a fracamente. Núcleos com comprimentos de onda mais curtos — como o azul e o violeta — dispersam-se mais facilmente do que núcleos com comprimentos de onda mais longos, como o vermelho e o laranja. Como esses comprimentos de onda mais longos conseguem atravessar a atmosfera terrestre, e os comprimentos de Onda mais curta se dispersa, a Lua adquire uma tonalidade alaranjada ou avermelhada durante um eclipse lunar. Quanto mais poeira ou nuvens houver na atmosfera terrestre durante o eclipse, mais vermelha a Lua parecerá”.

Portanto, se você deseja observar um eclipse do Brasil, vale a pena ficar atento ao dia 3 de março de 2026. Logo no começo do mês de março, a “Lua de Sangue” iluminará o céu brasileiro.
Calendário de todos os eclipses que acontecerão em 2026
- 17 de fevereiro: eclipse solar parcial (não visível no Brasil);
- 3 de março: eclipse lunar total (visível em alguns estados do Brasil);
- 12 de agosto: eclipse solar total (não visível no Brasil);
- 27-28 de agosto: eclipse lunar parcial (visível em todo o país).

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/o/F/kpatzXSJO2zDa5rPemmg/jungeunwoo.png)









Deixe o Seu Comentário