
O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) anunciou neste sábado (30) que atingiu dois navios-tanque da chamada “frota fantasma” da Rússia situados no Mar Negro. O ataque utilizou drones submarinos para incapacitar as embarcações petroleiras.
De acordo com uma fonte anônima que conversou com a CNNambos os navios-tanque, nomeados como Kairos e Virat, sofreram “danos críticos” após pegarem fogo na costa do Mar Negro da Turquia. “Isto será um golpe significativo no transporte de petróleo russo”, acrescentou a fonte ao canal de televisão americano.
Estima-se que a “frota fantasma” do regime do ditador russo Vladimir Putin possuía centenas de petroleiros, que navegam sob diferentes bandeiras — com o intuito de abastecer a máquina de guerra dos russos, driblando as sanções internacionais impostas ao regime após a invasão da Ucrânia.
De acordo com o jornal O telégrafoo destino das embarcações era o porto de Novorossiysk, um dos principais pontos de escoamento de mercadorias da Rússia.
Os petroleiros, nomeados como Kairos e Virat, pegaram fogo na sexta-feira ao largo da costa do Mar Negro da Turquia, e as autoridades turcas inicialmente indicaram que drones aéreos ou minas marítimas poderiam ter sido responsáveis.
O Kairos, sob bandeira da Gâmbia, foi incendiado a 32 milhas da costa da província de Kocaeli, enquanto o Virat foi abatido a 40 milhas da costa turca, de acordo com as autoridades do país.
Em março deste ano, Kiev e Moscou tiveram concordado com um cessar-fogo naval no Mar Negro, mas os russos recuaram após alegar que o acordo entraria em vigor apenas se uma série de sanções contra o comércio do país, em especial de alimentos e fertilizantes, fosse dispensada — o que não aconteceu, já que os ataques à Ucrânia aumentaram nos oito últimos meses.
VEJA TAMBÉM:
- Ucrânia em fase crítica: como o plano de Trump pressionou Zelensky
- Zelensky diz estar pronto para discutir com Trump o plano para encerrar a guerra com a Rússia











Deixe o Seu Comentário