BCN

'Divertida Mente 2': Como animação se tornou 1º grande sucesso de bilheteria de 2024

039Divertida Mente 2039 Como Animacao Se Tornou 1o Grande Sucesso.jpg

039Divertida Mente 2039 Como Animacao Se Tornou 1o Grande Sucesso.jpg

Somado ao novo 'Bad Boys', filme salvo ano péssimo para estúdios americanos graças a públicos formados por minorias. Assista ao trailer de ‘Divertida Mente 2’ Com US$ 724 milhões (quase R$ 4 bilhões) arrecadados em bilheterias ao redor do mundo, “Divertida Mente 2” é oficialmente o primeiro grande sucesso de bilheteria de 2024 — e, com isso, dá um pouco de esperança para Hollywood, que auxilia um de seus últimos anos em muito tempo. Além disso, a animação da Pixar virou uma máquina de grandes marcas. Entre elas, já é: a maior bilheteria do ano no mundo inteiro, apenas duas semanas depois de estrear nos Estados Unidos; a melhor estreia de uma animação no Brasil, com R$ 96,3 milhões; a segunda melhor estreia geral no país, atrás apenas de “Vingadores: Ultimato” (2019), com R$ 102,3 milhões; com US$ 152 milhões (R$ 829 milhões), a segunda melhor estreia de uma animação nos EUA, atrás de “Os Incríveis 2”, com US$ 183 milhões (R$ 998 milhões). Há muitos motivos que explicam o sucesso da continuação. Um dos principais deles é a popularidade do filme entre minorias. No fim de semana de estreia nos EUA, latinos formaram 38% do público de “Divertida Mente 2”, de acordo com a empresa de pesquisa PostTrak. Brancos, que costumam ser metade dos espectadores da Pixar, ficaram só em segundo lugar, com 34%. Fenômeno parecido aconteceu com o outro sucesso do verão americano. “Bad Boys: Até o fim”, que ainda está em cartaz mas já é a sexta maior arrecadação do ano, teve 44% do público formado por negros, e 26%, latinos. Há quem diga também que os dois fizeram filmes um eco do efeito “Barbenheimer” de 2023, no qual o lançamento de duas produções completamente diferentes mais ou menos ao mesmo tempo provocaram um grande fluxo aos cinemas. A Disney, estúdio dono da Pixar, sabia do potencial que tinha em mãos e reforçou a divulgação de “Divertida Mente 2” na Univision e na Telemundo, dois canais americanos com programação em espanhol. Martin Lawrence e Will Smith em cena de 'Bad Boys: Até o fim' Divulgação Nostalgia É sintomático que, além das quatro emoções novas que dão as caras, o filme apresenta também a Nostalgia como uma participação especial do futuro. Afinal de contas, a animação também conta com o público que assistiu ao primeiro há nove anos — e aqueles que cresceram vendendo nesse tempo. Por isso, o estúdio também planeja ações para espectadores mais velhos. Entre elas, exibiu os primeiros 35 minutos do filme em 20 universidades americanas. O plano parece ter funcionado. Crianças de até 12 anos ainda foram a maior parte do público na estreia (23%), mas uma fatia de 18% foi formada por pessoas com idades entre 18 e 24 anos. A salvação de 2024? Muitos acreditam que o sucesso de “Divertida Mente 2” deve se traduzir também como o primeiro filme a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão nas bilheterias, além de virar a chavinha no público e motivá-lo a ir aos cinemas. Algo importante, em especial no começo do verão americano, época de lançamento das principais apostas de Hollywood. As arrecadações da animação e do filme de Will Smith já ajudaram a diminuir o estrago dos fracassos de 2024. Antes das duas estreias, a arrecadação do ano era 25% menor que a do mesmo período em 2023. Agora, a arrecadação do ano foi 25% menor que a do mesmo período em 2023. 21%. Com lançamentos de outras grandes promessas, como “Meu Malvado Favorito 4” no começo de julho e “Deadpool e Wolverine” no final do mês, os estúdios e previstos respiram um pouco aliviados. Cena de 'Divertida Mente 2' Divulgação

Sair da versão mobile