• Anuncie
  • Classificados
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

diferenças entre Lula e Milei não devem estremecer relação

Redação Por Redação
7 de novembro de 2024
Em Entretenimento
A A
diferenças entre Lula e Milei não devem estremecer relação
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com

O deputado argentino Jorge Santiago Pauli, do partido La Libertad Avanzafalou sobre a importância da relação do país com o Brasil. Para ele, as diferenças políticas entre os presidentes do Brasil e da Argentina – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Javier Milei, respectivamente – não devem afetar o comércio e as demais relações entre as duas nações.

O político de base governamental de Javier Milei está em Brasília para as reuniões do P20. O encontro reúne parlamentares dos países do G20, grupo que, por sua vez, uma das 20 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. As reuniões acontecem até a próxima sexta-feira (8) e debatem a agenda brasileira na presidência do G20.

“Os governos mudam, mas é preciso continuar a manter isso [as relações]especialmente porque por trás dos governos estão as pessoas. O comércio continua, as relações continuam, o intercâmbio continua… Por isso me parece importante que, além do fato de poder haver governos com pontos de vista ou ideologias diferentes, seja capaz de se manter essa agenda diplomática”, disse Pauli em entrevista um Gazeta do Povo.

Apesar de serem parceiros históricos na América do Sul, o relacionamento entre Brasil e Argentina teve um esfriamento desde o último ano. Isso porque o presidente da Argentina, Javier Milei, está em um espectro político oposto ao de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Considerado libertador, Milei tem uma política econômica e social que diverge da defendida pelo petista. A diferença ideológica entre os dois líderes impede uma aproximação. Desde que tomaram posse, Lula e Milei ainda não se falaram.

A vitória do libertário foi encarada ainda como uma derrota política para o mandatário brasileiro, que apoiou Alberto Fernández na disputa pela Casa Rosada com Milei, em 2023. Apesar da diferença ideológica entre os dois presidentes, Pauli ressaltou a necessidade das relações entre os países serem mantidas e aprimoradas.

“Temos um grande histórico de relações [com o Brasil]não só diplomáticas, mas também comerciais, culturais… Nós, argentinos, amamos o povo brasileiro. Acho importante manter essa relação com as mudanças de governo”, disse o deputado.

“Precisamos recuperar o tempo perdido”, diz Pauli sobre acordo Mercosul-UE

Santiago Pauli também falou sobre a necessidade dos países sul-americanos “correrem atrás do tempo perdido” com acordos comerciais de livre comércio que não foram fechados, como é o caso do tratado que o Mercosul tenta negociar com a União Europeia. As tratativas com a UE se prolongam há mais de duas décadas e estão paralisadas devido ao chamado “protecionismo europeu”.

“Temos que recuperar o tempo perdido, onde ficamos presos aos obstáculos regulares e ao comércio em pequenos grupos quando podemos abrir o mundo. Acho que é disso que a região precisa e é sobre isso que temos que conversar também com a União Europeia. estar aberto ao comércio livre e às relações comerciais que não tenham nenhum tipo de obstáculo”, disse Pauli.

“Acho que espaços como este aqui [o P20] são muito importantes para manter essas opções. Acredito que a região sul-americana aprendeu que com o protecionismo, com as imposições burocráticas e com tarifas pesadas não podemos avançar e acredito que o mundo também está a compreender que é necessário mais liberdade comercial”, salientou o deputado.

O parlamentar considerou ainda uma “tragédia” o governo argentino terdo rejeitado, no início dos anos 2000, a Alca (Área de Livre-comércio nas Américas). “Isso para a Argentina foi uma decisão trágica. Foi uma oportunidade para abrir livremente o poder comercial da Argentina, através do seu governo nacional da época, rejeitou-a. Então acho que temos que recuperar o tempo perdido”, disse à Gazeta do Povo.

A Alca foi uma proposta que surgiu em 1994 pelo então presidente dos Estados Unidos, Geoge W. Bush, e tinha a intenção de remover tarifas alfandegárias entre 34 países nas Américas, com exceção de Cuba. O projeto anterior que as nações priorizaram o comércio com os Estados Unidos e acabou sendo rejeitado no início dos anos 2000. O governo do presidente Lula foi um dos que se opuseram à proposta ao lado do ditador venezuelano Hugo Chávez, e a presidência argentina.

Redução de gastos do governo Milei

Desde que tomou posse, Javier Milei introduziu uma “terapia de choque” com a intenção de reduzir os gastos do governo e desregulamentar grande parte da economia estatista imposta pelos governos argentinos anteriores. Essa decisão, no entanto, não agradou a todos.

Apesar da resistência de alguns setores, o libertário alcançou bons números. A taxa de inflação ano a ano da Argentina caiu para um dígito, em maio de 2024, e desde a eleição de Milei, os mercados de ações do país subiram, e seus títulos internacionais denominados em dólares atingiram novos patamares em resposta às medidas de austeridade planejados.

Santiago Pauli elogiou a postura de Milei na liderança da Casa Rosada e minimizou as críticas. “A Argentina vem de anos de estagnação econômica. Anos em que o setor privado e o emprego não cresceram devido às políticas coletivistas dos governos anteriores, disse ao relembrar que, quando o libertário tomou posse, a situação econômica no país era “trágica”.

“[Tínhamos] uma economia falida, um setor privado totalmente punido e pessoas saindo do país em busca de um futuro melhor em outro lugar, além de muitos outros problemas. Para sair desta crise são possíveis medidas fortes e contundentes, e fazer o que outras pessoas não ousaram fazer”, disse à Gazeta do Povo.

“Muitas vezes os governos não tomam decisões difíceis por medo da opinião pública ou por medo de não serem reeleitos. O presidente Milei não tem medo de não ser reeleito, ele entende que existe um mandato para tirar a Argentina da crise em que somos muitos anos”, salientou.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: devemdiferençasentreestremecerlulaMileinãorelação
Postagem Anterior

Vereadores aprovaram prorrogação de contratos temporários na Prefeitura do Rio no 1º turno de votação | Rio de Janeiro

Próxima Postagem

Fafá de Belém tem 50 anos de carreira festejados em 2025 com musical de teatro dirigido por Gustavo Gasparani | Blog do Mauro Ferreira

Próxima Postagem
Fafá de Belém tem 50 anos de carreira festejados em 2025 com musical de teatro dirigido por Gustavo Gasparani | Blog do Mauro Ferreira

Fafá de Belém tem 50 anos de carreira festejados em 2025 com musical de teatro dirigido por Gustavo Gasparani | Blog do Mauro Ferreira

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

157 2b44928ae11fb9384c4cf38708677c48 ANÚNCIO TERRENO 1
157 2b44928ae11fb9384c4cf38708677c48 ANÚNCIO TERRENO 1

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA
  • Anuncie
  • Classificados
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d