A Arábia está construindo o que promete ser o maior prédio saudita do mundo, na cidade futurista de Riad. O plano faz parte de um pacote de modernização do país, proposto pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, para contribuições o turismo, no chamado Visão 2030.
A Construtora responsável por um dos projetos mais ambiciosos da história, a New Murabba Development Company, anunciou neste mês que as operações para o levantamento do mega edifício já foram iniciadas. Em setembro, cerca de 7 milhões de metros cúbicos já foram escavados no local.
A construção de proporções colossais não será o prédio mais alto do mundo – atualmente o Burj Khalifa, em Dubai, com seus com 828 metros possui esse título – mas em relação ao volume, o projeto em forma de cubo promete desbancar qualquer outro já visto.
O Mukaab terá 400 metros de altura, largura e comprimento, tamanho equivalente a 20 edifícios do tamanho do Empire State Building, em Nova York, um arranha-céu de 102 andares.
Com um orçamento aproximado de US$ 50 bilhões, o prédio terá dois milhões de metros quadrados para usos diversos. De acordo com o jornal espanhol Segundo o meio de comunicação El Confidencial, o edifício contará com 104 mil unidades residenciais e 9 mil quartos de hotel, além de escritórios, áreas comerciais, teatros, centros de exposição e áreas de entretenimento interativo.
Além das proporções descomunais, o projeto conta com um design futurista, que inclui tecnologia holográfica avançada, além de telas de alta definição que envolvem os visitantes em experiências imersivas e altamente realistas.
Segundo os idealizadores do projeto, o complexo tem como finalidade parecer um “centro urbano em miniatura”, com todos os serviços e atrações necessários para satisfazer residentes, visitantes e turistas.
Para uma experiência completa, os visitantes do Mukaab contarão ainda com um sistema de transporte interno que ligará os diferentes níveis e áreas do complexo, permitindo assim um acesso rápido a todas as instalações do edifício.
A Visão 2030, plano do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman para diversificar a economia do país – que atualmente depende fortemente do comércio do petróleo – tem como objetivo transformar o país num centro global de turismo e comércio.
A entrega do arranha-céu está prevista para 2030, data que coincide com a celebração da Expo 2030 em Riad, um evento internacional que busca colocar a Arábia Saudita como uma “vitrine” para a transformação urbana.
Deixe o Seu Comentário