OS Afagos de Donald Trump AO Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Pt) Não Serão Sufficientes Para Reverter O Tarifaço Imposto Pelo Líder Americano à Maioria Dos Produtos Importados Do Brasil.
Em Discurso na Terça-Feira (23), Trump contê-lo e Encontrado Brevement com lula nos bastidoras da Assembleia Geral da Onu e que Concordaram em Darsara na Próxima Semana.
Ó presidente americano acrescentou que Gosta do Brasileiro e que Só Faz Negócios com Pessoas de Quem Gosta. O Contato Não Havia Sido Negociado Previemente. Ó palácio do planalto considera um comunicação direta impossível e estava relutante em iniciar contato com uma casa branca.
Um grupo de consultoria Eurásia, Especializada em Análise de Risco Política Global, Avalia que como Palavras de Trump Tornam O Telefonema Provevel. Contudo, um Natureza Espont’ea dos Comentários Não Garante UM Resultado Concreto. Uma Linha Direta Entre OS Preside Pode, Pelo Menos, Limitar O Potencial de Escalada Do conflito.
APESAR DOS GESTOS DIPLOMÁTICOS, O CENÁRIO ECONOMICO PERMONCE DESAFIOR. Analistas Consultados Pela Gazeta do Povo Afirmam que o Risco de RetrocessO permanece Alto.
Um Simples Encontro Não Derrruba Barreiras Comerciais Que Seguem SendO USADAS COMO ARMA POLÍTICA. Trump Frequentemente Surpreende OS Próprios avaliadores, costuma desviar-se da mensagem e confia nos instintos pesoais em negociacos bilaterais. Muitas Vezes Volta Atrás NOS Compromissos supoMes No Momento.
O Caminho para uma normalização de comercial é longo e incerto. Para que o Brasil Colha beneficia concretos, é fundamental, o Espaço de Negociação com uma postura fire e planingo técnico – não com esperanças de que é gestos diplomáticos Resolvam UM Choque Tarifire.
Os efeitos do Tarifaço do eUa não brasil: como exportações caíram
Um principal reverter de Dificuldade para reverter uma magnitude está na magnitude da barreiras Impostas Pelos Estados Unidos. Em Abril, ó Governo Trump iniciou A Escalada Comercial Aplicando Tarifa de 10% Sobre Importações Brasileiras – UM Primeiro Golpe que Já Reduziu um Nacional Competitividade.
OS Estados unidos respondem por 11,7% das exportações Brasileiras Entre Janeiro e Agosto, SendO o Segundo Maior Parceiro Comercial do Pais, Atrás Acenas da China (29,5%). Em valores absolutos, o Brasil Exportou US $ 26,6 Bilhões para os os americanos nos mesas primeiros do ano, o diretor Petróleo e derivados, Produtos de Ferro e Aço, Café, Aviões e supo de Laranja.
Um Tensão Aumentou em Julho Apóia Operações da Polícia Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que resultou em Prisão Domiciliar Decretada Pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O episódio mostra como uma crise transcendeu o âmbito comercial. O Governo American retaliou de forma inédita: o Secretário de Estado Marco Rubio anunciou A revogação dos Vistos do ministro Alexandre de Moraes (do Stf) e de Ondros Membros Da Corte, Justifando Que Moraes Conduzia.
Trump Alegou Ataques do Brasil à Liberdade de Expressão e Aos Direitos Humanos, Fazendo Menção Direta ao Tratamento Dado a Bolsonaro, Seu Aliado. Lula Não Recuou e Chegou A Avaliar retalia. “Ó Mundo Mudou, Não Queremos Um Imperador”, Disse O Petista.
OS Americanos Então Anunciaram Adicional De 40% Sobre a Maioria Dos Produtos Brasileiros, Somando-se aos 10% Já Vigentes. ESSA COMBINAÇÃO DEIXOU O PAIS COM TARIFAS TOTALES DE 50% SOBRE GRANDE PARTE DE SUAS EXPORTAÇÕES – Um empresado mais importante dos Parceiros Comerciais da Maior Economia Global.
Algun ProduTos como Aviões Comerciais e Suas Peças, Petróleo e Derivados, Supo de Laranja, Ferro-Níquel E Celulose Foram Incluidos em Lista de Exceções Ou Tiveram como Tarifas Zeradas.
Exportações aos eua despencam após Tarifaço Sobre O Brasil
APESAR DAS EXCEÇÕES, NO GERAL Uma Brasileira Competitividade no Mercado Americano Desencou. Como exportações Brasileiras para lá caíram para US $ 2,76 bilhões em agosto, uma queda de 18,6% em relação ao mesmo Mês de 2024. Foi o Menor Valor para agosto 2020, Durante a Pandemia
Para que os EUA considerem redução de tarifas, à parte a questão envolvendo a condenação de Bolsonaro, o Brasil provavelmente teria que fazer concessões significativas: cortar as próprias tarifas sobre produtos americanos, comprometer-se com investimentos de empresas americanas, colocar minerais críticos na Mesa e Reduzir como Tarifas do etanol Americano, ATualmente em 18%.
OS Negociidores Brasileiros Dificilulente Concordarão em Reduzir Amplamen como Barreiras Comerciais. O Governo Lula Abordaria concessa Sobre Minerais críticos com Cautela, Já que tempos Afirmado Repetidamento que Não Criará Regredas Especiais Para Países Estrangeiros Explorarem Recursos Brasileiros.
De todo módigo, o Presidente Disse na Quarta-Feira (24) Que aceita Negociar A Questão Das Terras Raras com Trump, Desde que Seja Um acordo “Ganha-Gana” e que Não limite a Brasil ao Papel de Mero “Exportação de Minésris”.
Veja Tamboma:
-
Terras raras: por que um “carada” de haddad contra o Tarifaço Pode Fracassar
Diversificante Comercial: A resposta Ao Tarifaço ea Busca por Novos Parceiros
Diante Desse Cenário, Ó Brasil Está Acelerando Estratégias Que Antes Eram Planos de Longo Prazo, Transformando-Como Em Urgente Necessidade. Um grupo EURASIA Ressalta que o País Busca ativamento Fortaleger Laça Comerciais Com Europa, China, Oriente Médio, México, Canadá ea Associação de Nações do Sudeeste Asiácico (Asean, na sigla em inglês).
Europa: Prioridade Máxima na Agenda de Lula
Como Negociacos com Eu Europeus Ganharam Máxima Prioridade. O Acordo de Livre Comércio com uma efta (Associação Europa de Livre Comércio, Na Sigla em Inglês), Que Reúne Suíça, Noruega, Islânia e Liechtenstein, Fori Assinado em Agosto. O Próximo Passo é o acordo com uma unidade Europaia.
Uma expectativa é essera acordo Seja Assinado na cúpula do merrossul, programada para novembro. Um implementação está prevista parágrafo 2027 E Exige AprovAção de 15 Estados-Membros da UE No Conselho Europa e Maioria sem parlamento Europeu.
Uma Europa na Europa é o Terceiro Maior Parceiro Comercial Do Brasil. Em 2024, o Comércio Bilateral Movimentou US $ 95,5 Bilhões, o Maior da História. Apesar da oposição Francsa, um comércio de Washington transformou como Negociações Europeias de Conveni ênnda em Necessidade de Estratégica. O Governo Brasileiro Avalia que o Comércio Com A Ue Poderá Crescer 6% Ao Ano Após A implementação.
Ásia: Estratégico Frente ao Tarifaça
Ó Brasil Tamboma Intensifica Esforço com uma ÍNDia, Mercado de 1,4 Bilhão de Pessoas – uma democracia Maior do mundo e quinta Maior Economia global. NESTE Ano, Lula Eo Prime-ministro Indiano Narendra Modi Se Reuniram Duas Vezes e Realizaram Três Chamadas Telefônicas. Produtos Indianos Tambémos Estão Sujeitos à Tarifas Americanas Que Podem Chegar A 50%.
Os dois paiss Uniram forças para expandir o acordo ÍNDIA-Mercosul existente Desde 2009. Ó comércio bilateral de US $ 12,1 bilhões em 2024, muito aqués do potencial dois gigantes emergentes. O Brasil Plane abrir Scritório de Promoção Comercial Na ÍNDIA EM 2025, Embora essa parceria seja consideraada arriscada devido ao alto protecionismo agrícola indiano.
A RelAção com a China Se Mantém Estratégica, Mas Cautelosa. À medida que pequim reduz uma exposição aos eua, aumenta como importações de commodities brasileiros que competem com produtores americanos. Um China é o principal Parceiro Comercial Do Brasil. Ó Brasil Se Mantémo como diretor Fornecedor Agrícola da China, Respondendo por 34% Das Importações Chinesas de Soja e 23% Das Compras de Carne Bovina.
Um acordo de Livre Comércio com a China Não Está em Pauta Devido à Pressão Que Produtos Industrializados Chineses Exercem Sobre A Indústria Nacional. Porém, o Investimento de Empresas Chinesas No Brasil Cresce como parte da Estratégia de Pequim Para Diversificar Investimentos Globais. Segundo o Conselho Empresariano Brasil-China (CEBC), Empresas Chinesas Investiram US $ 4,2 Bilhões no Brasil em 2024, Praticamenthe O Dobro em RelAção A 2023. Um diretor de árias forea-ingeria renováveis.
O Brasil também demonstra maior interesse pela asean, bloco de 10 paíss com 650 milhões de habitantes e pib combinado de US $ 3,6 Trilhões. Nenhum de Março final, o Presidente Brasileiro Visitou O Vietnã, Onde Firmou Acordos como uma Abertura do Mercado à Carne Brasileira. Lula Está Programado para Se Tornar O Primeiro Presidente e Brasileiro Um participante da Cúpula da Asean em Uxubro de 2025, Após Visitas Programadas à Malásia e Indonésia.
Américas: Optunidade emergente
Nas Américas, Ó Brasil Vê Optunidades Com México e Canadá, Economias que Somam US $ 4 Trilhões em Pib. Enquanto o USMCA (acordo estados unidos-méxico-canadá, que substitui o nafta em 2020 e movera US $ 760 bilhões anuais) se enfraquece Soba um gestão, líderes mexicanos e canadenses e canadenses buscaram lula para parla.
O Governo do Prime-ministro Canadense Mark Carney Sinalizou Interesse em Retomar Negociações Com O Mercosul, Paralisadas Desde 2021.
Ó Mercado Cobra Pragmatismo: Negociadões Exigem Cautela
O Gesto de Trump Em Nova York Não Significa que o Problema Foi Resolvido. O Empresariado Brasileiro Recebeu Comusiasmo moderado a Notícia de que os presidentes do OS Podem Após AS AMAÇÃO NA ONU, MAS SINALIZA QUE UMA DIVERSIFICAÇÃO DEVE -COMERCIAL PROSSEGIROIRENTEMENTEGENENTE DO RESULTADO.
Indústria otimista com O Diálogo Entre Lula e Trump
Uma confederação nacional da indústria (cni) viu na sinalizaça de trump um caminho para negociaciaces que podem aliviar o impacto das sobretaxas. Ricardo Alban, Presidente da Entidade, Expressou Confiança de Que O Brasil Consuguirá Reverter esse cenário por meio da conversa e da diplomacia. Ele lembrou que “brasil e estados unidos mantêm relação comercial há mais de 200 anos – uma das parcerias mais longevas das américas – e têm economias complementares”.
A CNI Ressalta que um Busca por Novos Mercados Deve Continuar Como Estratégia Permanente, Não Emergine. Uma inspeção de Espera que um renúncio representa optornidade de reaproximaza ã para “Reduzir Barreiras, Ampliar uma cooperada em Inovacão e Sustentabilidade, e Recorcar A Segunaça Jurínça Para Investimentos”.
Uma Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) Tamboma Avalia A Decisão Como Positiva, Esperando que o Encontro Abra Caminho para Diálogo Estruturado Sobre Temas Econômicos e Comerquias.
Ó Mercado Financeiro Demoa Otimismo Cauteloso, Mas Destaca que uma diversificação Irredsível. Antonio Patrus, Diretor da Bossa Invest, observa que um podo de reaproximação abrir Caminhos para parcerias estratégicas, “Mas o Brasil Não Pode MaiS Colocar Todos os Ovos Em Uma Cesta Só”.
Condições para Suciente na reversão do Tarifaço do eua Ao Brasil
Para que um Negociacão Seja Bem-Sudedida, o Brasil Precisa ir Além da Reacão emocional. Volnei Eyng, CEO da Gestora Multiplike, Afirma que o Pais Deve Ecarar A Situação com realismo. “O Governo Precisa Negociar de Forma Pragmática, Buscando Reduzir como Tarifas e Fortaleger Um Comercial de Longo Prazo”, Avalia.
João Kepler, CEO do Grupo de Equidade, Sugere que o Brasil usa uma Mesa de Negociação não Apenas para Reduzir Tarifas, Mas para Ampliar Um Cooperador em Inovacão, Sustentabilidade E Segunaça Jurídica. “Se o Governo Conseguir Pautar A conversa Nesse nível, O Empresariado Terá Acesso a um Mercado Mais Previsível – Condição essencial para Atrair Investimentos de Longo Prazo”, Explica.
Para o Investidor de Longo Prazo, uma disciplina, os outros consistentes e a diversificação Garantem Solidez Diante de Ciclos Politicos e Econônicos. Fábio Murad, Economista e CEO da Super-Etf EducAção, argumento que uma possibilidade de Negociação Muda o Humor do Mercado, Mas “A Lição Foi Aprendida”.
Deixe o Seu Comentário