BCN

Piracicaba tem maio com temperaturas mínimas mais elevadas desde 2002, aponta IAC

Especialista afirma que variação é resultado de fenômenos climáticos naturais como entradas de massa de ar polar e ausência de chuvas em abril. Termômetros marcam 18,6ºC no início de maio em Piracicaba.
Claudia Assencio/g1
O mês de maio de 2022 registrou temperatura mínima 18,67°C, a segunda maior marca para o mês nas últimas duas décadas, em Piracicaba (SP). De acordo com o Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, neste ano, a temperatura só perdeu para a registrada em 2002 para o início de maio, com 20°C.
De acordo com a pesquisadora do IAC, Angelica Prela Pantano, a ausência de chuvas no mês de abril deste ano, que foi relativamente mais seco que os anteriores, explicam as temperaturas mais elevadas registradas no início de maio.
Segundo dados da série histórica do IAC, enviados ao g1, as últimas chuvas registradas em Piracicaba ocorreram no dia 9 de abril. “É um período de seca maior que ajuda a elevar a temperatura. Maio começa com um período de mais de 15 dias sem chuvas”, explica.
A especialista descarta qualquer possível efeito relacionados a mudanças climáticas e afirma que as temperaturas mais altas para o início de maio são resultados de fenômenos naturais como entrada de massa de ar polar, o El Niño e La Niña e a própria variabilidade de ocorrência das chuvas.
Entre os dias 1º e 18 de maio deste ano, as temperaturas em Piracicaba caíram cerca de 12º C. A mínima variou entre 18,5ºC e 16º C nos cinco primeiros dias do mês e na manhã da última quarta-feira (18), os termômetros do IAC registraram 6,90ºC às 7h na cidade.
Piracicaba registrou temperaturas mínimas em torno de 6ºC na última quarta-feira (18)
Claudia Assencio/g1
Queda brusca de temperatura na região
As cidades da região de Piracicaba (SP) tiveram temperaturas mais baixas na madrugada desta sexta-feira (20) com a massa polar que atinge todo o país. Em Limeira (SP), os termômetros chegaram a 0,4ºC, a menor temperaturas registrada entre as cidades da região monitoradas pelo Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A massa polar que atinge o país durante a semana tem feito as temperaturas despencarem no Centro-Sul do Brasil, sendo uma das mais intensas do ano, segundo o Climatempo.
LEIA TAMBÉM:
Ações para ajudar moradores de rua são intensificadas; veja como colaborar
Nesta madrugada, todas as cidades da região monitoradas pelo IAC tiveram temperaturas menores que 6,1ºC. Veja como ficou na lista abaixo:
Limeira: 0,4ºC
Cordeirópolis: 1,7ºC
Saltinho: 1,8ºC
Cosmópolis: 2,4ºC
Elias Fausto: 2,6ºC
Ipeúna: 2,7ºC
Capivari: 2,8ºC
Nova Odessa: 3,5ºC
Piracicaba: 3,6ºC
Rio das Pedras: 4,3ºC
Mombuca: 4,4ºC
São Pedro: 5,2ºC
Iracemápolis: 5,4ºC
Santa Bárbara d’Oeste: 6ºC
Charqueada: 6,1ºC
Apesar de temperaturas mais baixas, a sensação foi de que o frio foi menos intenso na região nesta madrugada. Segundo Angelica Prela Pantano, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), a presença do sol e a falta dos ventos contribuiu para que a sensação térmica fosse mais amena.
“Ontem a gente não teve sol o dia todo, hoje antes das sete horas já tinha sol, isso faz com que a sensação térmica seja maior [mais alta] do que quando está com o dia nublado e ventania. Temperatura foi mais baixa, mas a sensação térmica foi relacionada à temperatura que estava, não tinha a interferência do vento.”
Previsão do tempo
Confira a previsão do Climatempo para os próximos dias em Piracicaba:
Sábado (21):
Mínima de 8ºC e máxima de 23ºC. Previsão de sol com algumas nuvens. Não chove.
Domingo (22):
Mínima de 10ºC e máxima de 25ºC. Previsão de sol com algumas nuvens. Não chove.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Sair da versão mobile