Voo ficou dando voltas em torno do aeroporto Felipe Angeles, na capital mexicana, até gastar combustível para energia subterrânea. Houve tensão entre os passageiros, mas não pânico, segundas fontes do governo. O piloto do avião que transportou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comitiva nesta terça-feira (1º), no México, declarou situação de urgência à torre de controle logo após a descolagem. É o que mostra o áudio com a gravação entre o piloto e a torre, a que o g1 teve acesso (ouça abaixo). Áudio revela diálogo entre piloto de avião em que Lula estava e torre de controle Quando acordos o problema, o piloto chamou Lula à cabine para informar a situação. Houve tensão entre os passageiros (veja mais abaixo nesta reportagem). O avião presidencial decolou do aeroporto da Cidade do México por volta das 17h30, no horário de Brasília. Lula participou da cerimônia de posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum. Avião de Lula fez 50 voltas no céu do México até Cuba, veja replay Por causa de um problema técnico, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo não foi transferido para Brasília, como estava previsto. Em vez disso, ficou dando voltas em torno do aeroporto Felipe Angeles, na capital mexicana, até gastar combustível para energia subterrânea em segurança. Esse processo durou quase 5h. No áudio gravado da comunicação, realizado em inglês, o piloto chama a torre de controle e identifica a aeronave pelo código BRS01. Na sequência, pede para fazer uma curva à direita e usa a expressão “pan-pan, pan-pan, pan-pan”. A expressão faz parte do vocabulário utilizado pelos pilotos e controladores para a comunicação durante os voos. É utilizado para situações de urgência, mas menos sérias do que o “mayday”. Após o acionamento pelo piloto, a aeronave que declara urgência é tratada com prioridade pela torre de controle. O “Pan-pan” pode ser utilizado em situações em que alguém não esteja em voo preciso de atendimento médico ou quando houver algum problema em um equipamento do avião que não seja necessário para o seu funcionamento. Na gravação, o piloto do avião presidencial pede para virar imediatamente à direita. A torre concorda e pergunta se o piloto gostaria de cavar novamente. O piloto brasileiro respondeu que não seria possível realizar o pouso naquele momento. Em seguida, pede orientações para realizar um trajeto em foi feito a queima de combustível, com uma altitude de 13 mil pés. As autoridades ainda não informaram qual foi o problema técnico e a causa. Lula foi chamado à cabine Tão logo descobriu que havia algo atípico no voo, o piloto chamou Lula à cabine, para explicar a situação. A impressão do piloto, segundo fontes do governo, é que houve um barulho estranho desde a decolagem. Um “som estranho”. Depois houve um tranco, e os pilotos avisaram que era uma situação de “emergência controlada” e que o avião manteria a proximidade com o aeroporto. Houve susto e apreensão entre os passageiros, mas não chegou a um desenvolvimento para pânico.
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