Ícone do site BCN

Nikolas admite disputar o governo de MG em 2026

Nikolas admite disputar o governo de MG em 2026

Img20230912204115042 660x372.jpg


O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) admitiu na rede social que poderá ser candidato a governador em 2026: “orando”| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou nesta sexta-feira (22) que não descartou uma eventual candidatura ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. “Não descarto. Orando”, respondeu o parlamentar a uma mensagem publicada em seu perfil no Instagram que dizia: “Nikolas, queremos você para governador 2026.”

Com 1,49 milhão de votos em 2022, Nikolas foi o deputado federal mais votado do Brasil na eleição. Atualmente, Minas Gerais é governado por Romeu Zema (Novo), que está em seu segundo mandato e, pela legislação, não poderá concorrer novamente ao cargo em 2026.

Aos 29 anos, Nikolas não atenderá à idade mínima de 35 anos para disputar por Minas Gerais uma das duas vagas do estado para o Senado na próxima eleição, mas será apto a concorrer ao governo estadual ao completar 30 anos em maio de 2026. Ele tem se posicionou como uma figura de destaque no campo conservador, frequentemente alinhado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e eventualmente com o governador Zema, principalmente em pautas da direita.

Além de Nikolas, outros nomes já aparecem como possíveis candidatos para suceder Zema, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o vice-governador Mateus Simões (Novo), apontado por Zema como seu preferido para a sucessão, e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), também cotado para representar a direita no pleito estadual.

Nascido na favela Cabana Pai Tomaz, em Belo Horizonte, Nikolas iniciou sua carreira política como vereador da capital mineira pelo PRTB, exercendo o mandato entre 2020 e 2022. Formado em Direito pela PUC Minas, está atualmente em seu primeiro mandato como deputado federal, no qual presidente da Comissão de Educação. Caso não tente a conquista do Palácio da Liberdade, a tendência é buscar a reeleição.

Sair da versão mobile