Devido a ventanias nos últimos dias, diversos pontos da região estão sem energia elétrica há horas e, até mesmo, a há dias. Moradores de cidades do Alto Tietê relatam falta de energia elétrica recorrente
Moradores de diferentes cidades do Alto Tietê afirmam que a falta de energia elétrica é um problema recorrente.
O produtor rural e analista de faturamento Fabiano Auricchio mora em Biritiba Ussu, em Mogi das Cruzes, e é um dos afetados por cortes de energia elétrica.
“Desde 2020 para cá, eu contei, são mais de 170 protocolos de chamados para a religação de energia.Ou é falta de manutenção, sempre está acontecendo de faltar energia. Hoje, por exemplo, dia 19 de maio, acabou energia ontem [18 de maio], às 13h, e eu estou mandando esse vídeo às 17h e não voltou a energia. Mais de 24 horas sem energia. É sempre assim, quando acaba a energia eles dão o prazo de 6 horas e não liga. Eu ligo de novo, abro novo chamado”.
Este é o mesmo transtorno enfrentado pelo feirante Henri Kendi Tsuzuki. Ele mora no Rio Abaixo, em Mogi das Cruzes e está sem energia elétrica desde às 10h desta quinta-feira (19).
“A gente trabalha com verduras e depende da geladeira para ficar ligada, para a gente manter os produtos climatizados. Não só a gente como também os moradores da rua, também dependem da luz para trabalhar. Também tem pessoas idosas, crianças, pessoas com necessidades, com problemas de saúde que dependem de energia também. Acaba prejudicando todo mundo aqui do bairro”.
Adriana Menezes também comentou sobre a demora de respostas e de manutenção da empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica.
“Eu moro aqui na Estrada Yamato, aqui em Taiaçupeba, e eu venho mostrar aqui para vocês um descaso da Bandeirante [EDP]. Essa chave está caída desde ontem [18 de maio], no horário daquela ventania. Desde 7h de ontem a gente está sem energia elétrica aqui na região. Nossas coisas estão estragando tudo na geladeira. A gente já ligou para eles umas 20 vezes, mas ninguém resolve nada. Eles falam que está vindo já uma equipe e não chega ninguém. Ninguém resolve nada e a gente quer uma posição da Bandeirante. Quem vai pagar nosso prejuízo? As nossas coisas que estão estragando lá na geladeira”.
A funcionária pública Maria Lúcia Siqueira Mineiro também é moradora desta região de Mogi das Cruzes e afirma que os prazos não são cumpridos pela empresa.
“Estamos sem energia desde as 19h do dia 18, quando começou a pegar fogo nos fios, causado pela queda de um galho de árvore. Liguei de imediato na EDP e fui informada que, assim que possível, alguém da companhia seria enviado para o local. No entanto, os fios queimaram por mais de 40 minutos até se romperem e nós estamos sem energia. E nós ficamos sem energia. Não apareceu ninguém da companhia. A gente tem problema, aqui é uma área rural. Estamos sem poder usar água, porque a gente depende da energia para ligar a bomba. Então, não tem água, não tem energia, as coisas da geladeira já estão se perdendo, porque já passam de 15 horas sem energia e a companhia só relata que tem muitos casos e eles estão atendendo os chamados na medida do possível”.
Reclamações também foram registradas em Santa Isabel. De acordo com moradores da cidade, como o analista Danilo Ramalho, as quedas de energia são constantes.
“Toda vez que acaba a energia existe um descaso com nós, moradores. Nós ficamos vários dias sem energia elétrica, sem contar os prejuízos de equipamentos eletrônicos que queimaram. A última vez que ficamos sem energia elétrica, foram quase 70 horas sem energia. Eu perdi praticamente dois dias de trabalho, porque eu trabalho em home office. Perdi uma reunião importantíssima que eu tinha com a diretoria da empresa, porque descarregou o meu notebook, descarregou o celular e eu não conseguia trabalhar”.
Além do Danilo, outros moradores de Santa Isabel também reclamaram. A produção do Diário TV procurou a Elektro, empresa que cuida da energia elétrica na cidade, mas até agora não houve respostas.
Já a EDP disse que as equipes estão empenhadas para resolver a situação o mais rápido possível. A companhia também disse que a ventania aumentou a quantidade de chamados e com isso alguns atendimentos estão com tempo atípico, variando de acordo com a complexidade dos casos.
Sobre as reclamações em Biritiba Ussu e Rio Abaixo, disse que as equipes estão no local. Sobre Taiaçupeba, a empresa disse que o atendimento seria feito ainda nesta quinta.
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