BCN

Massa de ar polar mantém temperaturas abaixo de 7ºC na região de Piracicaba

Limeira registrou 3,7ºC na manhã desta quarta-feira (18); não há previsão de geada generalizada na região, apesar da sensação térmica dar impressão de temperaturas ainda mais baixas. Termômetros marcam menos de 7ºC na manhã desta quarta-feira (18) em Piracicaba.
Claudia Assencio/g1
As temperaturas devem se manter abaixo dos 7º C nas cidades da região de Piracicaba (SP), pelo menos até sexta-feira (20), devido à massa de ar polar que chegou ao país. A sensação térmica, entretanto, pode dar impressão de temperaturas ainda mais baixas, de acordo com a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Angelica Prela Pantano.
Limeira (SP) registrou 3,7ºC e Piracicaba (SP) marcou 7,1ºC por volta das 7h desta quarta-feira (18), segundo medição do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
Não há indicação de geada generalizada para as cidades monitoradas pelo IAC. “Para o mês de maio, essas temperaturas são menos comuns. No entanto, não são inéditas. Isso pode ocorrer devido à entrada e passagem de massa polar que, de acordo com a intensidade, pode alcançar áreas maiores. Os termômetros devem marcar entre 5ºC e 7ºC”, explica a pesquisadora.
Entre os dias 16 e 18 de maio, as temperaturas em Piracicaba caíram cerca de 10º C. A mínima era de 16, 22ºC na segunda-feira (16) e na manhã desta quarta-feira (18), os termômetros do IAC registraram 6,90ºC às 7h na cidade, a máxima prevista é de 19,73ºC.
Entre as cidades da região monitoradas pelo Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Limeira (SP) registrou a menor temperatura, com 3,4ºC.
Piracicaba registrou chegou a pouco menos de 7ºC na madrugada de 18 de maio
Reprodução/EPTV
Previsão do tempo
Confira a previsão do Climatempo para os próximos dias em Piracicaba:
Quinta-feira (19):
Mínima de 5ºC e máxima de 19ºC. Previsão de sol com algumas nuvens. Não chove.
Sexta-feira (20):
Mínima de 7ºC e máxima de 20ºC. Previsão de sol com algumas nuvens. Não chove.
Sábado (21):
Mínima de 9ºC e máxima de 21ºC. Previsão de sol com algumas nuvens. Não chove.
Domingo (22):
Mínima de 10ºC e máxima de 23ºC. Previsão de sol com algumas nuvens. Não chove.
Nas últimas doze horas, todas as cidades da região monitoradas pelo instituto tiveram temperaturas menores que 10ºC. Veja como ficou na lista abaixo:
Limeira: 3,4ºC
Cordeirópolis: 3,9ºC
Cosmópolis: 4,3ºC
Rio das Pedras: 4,8ºC
Nova Odessa: 5,7ºC
Santa Bárbara d’Oeste: 6,3ºC
Saltinho: 6,5ºC
Elias Fausto: 6,6ºC
Mombuca: 6,6ºC
Piracicaba: 6,9ºC
Iracemápolis: 7,2ºC
Charqueada: 7,4ºC
Ipeúna: 7,6ºC
Capivari: 7,6ºC
São Pedro: 8,1ºC
De acordo com o Climatempo, a massa polar pode ser uma das mais intensas do ano. Serão diretamente impactados todos os estados do Centro-Sul do Brasil.
A pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Angelica Prela Pantano explicou que, nos últimos dias, a entrada de uma massa de ar frio provocou um pouco de chuva em algumas regiões e, em seguida, chegou uma massa de ar polar que fez as temperaturas caírem.
“A massa de ar polar vai agir praticamente no estado todo, que ela está subindo desde o Rio Grande do Sul e está provocando a queda de temperatura e essas quedas de temperatura vão se intensificar de hoje [segunda] pra amanhã [terça] até na quinta (19). A partir de sexta-feira (20) os termômetros tendem a aumentar porque essa massa já vai passar. E tem uma previsão ainda de uma nova massa subindo, que deve chegar aqui no final de semana, mas a gente ainda está acompanhando pra ver se ela vai conseguir chegar aqui com força ou vai perder força”, detalha.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Sair da versão mobile