BCN

Maior avenida de Campinas tem média de 43 multas diárias por avanço do sinal vermelho

Dados da Emdec mostram que foram 5.245 autuações entre janeiro e abril; montante representa 10,8% de todas as multas emitidas no período na metrópole. Maior avenida de Campinas (SP), a John Boyd Dunlop tem registrado aumento das infrações por avanço do sinal vermelho. Levantamento da Emdec mostra que a média de autuações por radares ou fiscais pulou de 37 por dia, em 2020, para 43 casos diários nos primeiros quatro meses de 2022.
Para efeito de comparação, as 5.245 autuações na John Boyd Dunlop entre janeiro e abril representam 10,8% de todas as multas emitidas no período, em toda Campinas, por avanço do sinal vermelho na metrópole.
Multas por avanaço do sinal vermelho
2020: 145.908 autuações na cidade, sendo 13.666 na John Boyd Dunlop (média de 37 por dia)
2021: 162.062 autuações, sendo 15.438 na John Boyd Dunlop (média de 42 por dia)
2022 (janeiro a abril): 48.1475 autuações, sendo 5.245 na John Boyd Dunlop (média de 43 por dia)
Com 15 quilômetros de extensão e 47 cruzamentos, a John Boyd Dunlop corta cerca de 90 bairros de Campinas, indo desde o balão da Vila Teixeira até a entrada dos bairros Parque Parque Valença e Santa Rosa, sendo importante via de ligação com o distrito do Campo Grande, o segundo mais populoso da metrópole, com 190 mil habitantes.
Ainda segundo a Emdec, circulam pela John Boyd Dunlop, em média, 28 mil veículos por dia. Antes da pandemia da Covid-19 a empresa responsável pelo trânsito em Campinas informa que a avenida já chegou a registrar movimento diário de 46,5 mil veículos.
Avanço sinal – Av. John Boyd Dunlop, Campinas
Reprodução EPTV
Flagrantes
Nesta quinta (19), a equipe da EPTV, afiliada TV Globo, flagrou diversas situações em que motoristas e condutores de motos ultrapassaram o sinal vermelho
“A gente espera ficar vermelho, mas tem que estar sempre atento. E várias motos passam, e elas chegam do nada”, destaca uma pedestre.
O que diz a Emdec?
Presidente da Emdec, Vinicius Riverete destacou que a empresa vem trabalhando com ações de conscientização, mas que há previsão de novos equipamentos e radares para minimizar acidentes com mortes na via.
“Incrível o número de pessoas que avançam o semáforo vermelho na John Boyd. Se pegarmos os acidentes e as mortes, mais de 15% aconteceu ali (na avenida). Temos fiscalização na cidade inteira, mas na John Boyd existe um certo desrespeito”, disse Riverete.
Avanço sinal – Av. John Boyd Dunlop, Campinas
Reprodução EPTV
VÍDEOS: confira outros destaques da região
Veja mais noticias da região no g1 Campinas

Sair da versão mobile