BCN

Lula chega à capital da Etiópia para reuniões e participação na Cúpula da União Africana

Avião do presidente pousou na tarde desta quinta-feira (15) em Adis Abeba. Esse é o segundo giro de Lula por países da África desde que tomou posse como presidente da República. Lula teve atividades no Egito nos últimos dois dias. Presidente Lula desembarca em Adis Abeba, capital da Etiópia, e é recebido pelo chanceler etíope Taye Atsekeselass.
Ricardo Stuckert / Presidência da República
O avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pousou na tarde desta quinta-feira (15) na capital da Etiópia, Adis Abeba. Lula foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores do país, Taye Atsekeselass.
Algumas horas após o desembarque, Lula fez uma publicação na rede social X, antigo Twitter, dizendo que o chanceler etíope se lembrou de uma conversa que eles tiveram em 2013, em outra visita presidencial.
“Ele [Taye Atsekeselass] lembrou o que respondi para ele sobre como reduzir as desigualdades e promover o desenvolvimento (…). Na época eu disse, e sigo reforçando sempre, que é através do investimento em oportunidades e renda para os mais pobres que teremos o retorno mais seguro e rápido para o crescimento de um país”, diz um trecho da mensagem.
A partir desta sexta-feira (16) até domingo (18) Lula terá reuniões fechadas com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmede, e participará da Cúpula da União Africana como convidado.
Lula fala de conflito entre Hamas e Israel durante viagem ao Egito
Além dessas agendas, há previsão que o presidente participe do evento “Financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar: Implementação da Declaração de Nairóbi e resultados da COP-28”.
Esse é o segundo giro de Lula por países da África desde que tomou posse como presidente da República. Lula teve atividades no Egito nos últimos dois dias.
No ano passado, Lula passou por África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe.
Programação
Segundo a Presidência da República, na manhã de sexta, a programação do presidente começa com a cerimônia em homenagem aos heróis da Batalha de Adwa, ocorrida em março de 1896 entre a Etiópia e a Itália. Em seguida, Lula visita o Museu Memorial de Adwa.
Na sede do governo Etíope, Lula será recebido para a cerimônia de boas-vindas e, em seguida, fará reunião com Abiy Ahmede.
O último compromisso previsto para sexta é o evento sobre financiamento climático para agricultura e segurança alimentar.
Já no sábado (17), o presidente participará como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana.
A entidade formada por 55 países passou a integrar o G20, grupo presidido neste ano pelo Brasil. Lula era um dos defensores da entrada da União Africana no bloco, que já contava com as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia
Lula deve aproveitar o encontro, com a presença de dezenas de chefes de Estado e de governo, para ter reuniões bilaterais com líderes de países da região.
Segundo o blog do jornalista Valdo Cruz, colunista do g1, Lula também quer aproveitar o evento para avançar nas negociação que visam criar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O tema é uma das prioridades do Brasil à frente do G20.

Sair da versão mobile