BCN

Há 277 anos nascia o precursor do Movimento Pestalozziano

Há 277 anos nascia o precursor do Movimento Pestalozziano

Foto: Divulgação

Pioneiro na área pedagógica, Johann Pestalozzi foi um educador suíço que revolucionou a educação ao implementar técnicas de desenvolvimento infantil mais humanistas e afetivas

Nesta quinta-feira (12), comemora-se o aniversário de 277 anos de Johann Heinrich Pestalozzi, um educador suíço que revolucionou a educação infantil ao praticar uma didática pedagógica, utilizando métodos educacionais com o objetivo de desmistificar a complexidade do ensino básico.

Nascido no século XVIII, Pestalozzi foi um revolucionário. Juntou-se aos que criticavam a situação política do país e ficou marcado na história como um dos pioneiros da pedagogia moderna. Além de outros feitos, fundou escolas e trabalhou toda sua vida em prol de uma educação capaz de atingir o povo, em uma época em que a alfabetização era privilégio exclusivo das classes dominantes.

Mobilizador do acesso a informação, deu nome ao que hoje conhecemos como “Movimento Pestalozziano”, ato que começou no Brasil em 1926 na cidade de Porto Alegre com a criação do Instituto Pestalozzi de Canoas – um grande trabalho focado no atendimento das pessoas com dificuldades de aprendizagem, que atua até hoje em defesa dos direitos, educação e formação das pessoas com deficiência.

Atualmente, reconhecido como uma entidade, a Fenapestalozzi tem 235 Associações Pestalozzi, Federações Estaduais e Entidades Análogas espalhadas pelo Brasil, atendendo mais de 135 mil pessoas com deficiência, juntamente com seus familiares.

“Saber que Pestalozzi deu início a tudo isso naquela época me faz crer que a informação é o motor da nossa compaixão. Johann acompanhou por anos pessoas em situação de vulnerabilidade e fez tudo o que podia para mudar a história delas. Por isso, comemorar seu aniversário é mais do que recordar de uma personalidade, é um lembrete de que devemos trabalhar em prol da dignidade humana”, comenta a presidente da federação, Ester Alves.

Para a presidente, promover acessibilidade para pessoas com deficiência é um dever de todos. “Fazer parte da Fenapestalozzi é dar voz a quem mais precisa. Como uma agente do movimento, posso afirmar que trabalho com o mesmo empenho e valores que Johann Pestalozzi um dia o fez”, finaliza Ester.

Sobre a Fenapestalozzi – Fundada em 28 de agosto 1970, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi) é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, que visa a defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades assim como suas famílias, atuando nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, lazer, entre outras.

A Federação Nacional representa o Movimento Pestalozziano e tem por finalidade integrar as 235 afiliadas que estão presentes nas 5 regiões do país distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal. Juntando esforços, por meio das Associações Pestalozzi, é possível implementar medidas técnicas, científicas e administrativas em todo território nacional, com o objetivo de proporcionar às pessoas com deficiência condições para o exercício pleno de seus direitos como cidadãos comuns.

A federação visa garantir os direitos das pessoas com deficiência e luta diariamente por ações sociais e políticas públicas que interajam e desenvolvam a autonomia e independência dessas pessoas, capacitando-os para o futuro.

Sair da versão mobile