BCN

Governo estuda enviar Força Nacional ao Rio Grande do Sul

Governo estuda enviar Força Nacional ao Rio Grande do Sul

Temporalrs.jpg




Medida aguarda aval do Presidente Lula. Enchentes deixaram 24 mortos e mais de 20 desaparecidos, Carro parado em meio a alagamento causado pela cheia do rio Taquari durante o temporal em Encantado, no Rio Grande do Sul
Diego Vara/Reuters
A Secretaria Nacional de Segurança Pública levou ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a proposta de enviar imediatamente a Força Nacional para ajudar no desastre do Rio Grande do Sul, especialmente em ações de resgate e salvamento.
A medida aguarda aval do Presidente Lula.
Nesta quinta-feira (2), subiu para 24 o número de vítimas em decorrência dos temporais que atingem o estado desde segunda. Vinte e uma pessoas seguem desaparecidas. Ao todo, 147 cidades registraram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.
O governo analisa ainda a edição de portarias que permitam o uso do Fundo Nacional de Segurança Pública para colaborar com a situação causada pelas enchentes.
O argumento jurídico para o uso do fundo é de que é uma situação de calamidade e emergência, daí a necessidade de uma portaria.
O fundo é usado para estruturar as forças de segurança e combate à criminalidade, mas, como há um entendimento de que a calamidade e emergência têm repercussão na segurança, os recursos poderiam ser usados.

Sair da versão mobile