Não houve registro de feridos, mas o portão de entrada e máquinas de recarga de bilhete foram danificados. A Polícia Militar foi acionada, e a situação, contida às 19h35. Lentidão e excesso de passageiros causa confusão em estação de trem em SP
O grande fluxo de passageiros na estação Grajaú da Linha 9-Esmeralda, na Zona Sul de São Paulo, provocou confusão e princípio de tumulto na estação por volta das 19h desta quinta-feira (19), segundo a concessionária ViaMobilidade.
Segundo a concessionária, “alguns passageiros se revoltaram com o fluxo intenso na plataforma e discutiram com os agentes de segurança e atendimento da estação”.
Falhas na linha têm sido frequentes, tanto que a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM) já multou a ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, em R$ 7,9 milhões por não cumprimento contratual (leia mais abaixo).
MP pede explicações para ViaMobilidade e CPTM sobre falhas em trens
Não houve registro de feridos, mas o portão de entrada e máquinas de recarga de bilhete foram danificados. A Polícia Militar foi acionada, e a situação, contida às 19h35.
Passageiros relataram nas redes sociais que os trens estavam com velocidade reduzida no sentido Santo Amaro da linha, com grande fluxo de pessoas no embarque e no desembarque.
Confusão na estação Grajaú da CPTM
De acordo com os passageiros, pessoas começaram a bater nas catracas, revoltadas com a demora nos trens, e os agentes não conseguiram controlar a multidão.
Um deles contou que fez em 3 horas o trajeto entre Osasco e Grajaú, e que as escadas rolantes estão sendo desligadas diariamente para desacelerar o fluxo de pessoas.
Problemas nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
A ViaMobilidade assumiu a concessão das linhas no fim de janeiro, depois de seis meses de transição da operação e de treinamentos junto com a CPTM.
Em maio, a STM multou a concessionária em mais R$ 3,6 milhões. Em março deste ano, a STM já havia multado a ViaMobilidade em R$ 4,3 milhões, após a instauração de processos administrativos sancionadores, em razão de descumprimentos de procedimentos operacionais e da interrupção da prestação do serviço.
A concessionária apresentou defesa dentro do prazo estipulado, que está sendo analisada pela pasta.
Segundo a pasta, reincidentes episódios de falhas passaram por análise administrativa e geraram as novas multas à ViaMobilidade. Alguns exemplos dessas falhas são a abertura de portas do lado contrário à plataforma, desrespeito à sinalização de via e questões contratuais relacionadas à operação.
Por causa das falhas constantes e dos prejuízos aos passageiros, o Ministério Público de São Paulo também abriu uma investigação no final de março para apurar os problemas nas duas linhas.
Além dos problemas e transtornos causados aos passageiros, o MP também cita a batida de um trem com passageiros contra a barreira de proteção na estação Júlio Prestes e a morte de um funcionário enquanto fazia a manutenção de um transformador.
À época, a ViaMobilidade respondeu que foi notificada pelo MP “e que irá prestar todos os esclarecimentos necessários dentro do prazo estabelecido pelo órgão”.
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