BCN

Cerca de 25 brasileiros em Gaza entraram em contato com o governo para deixar a região

Cerca de 25 brasileiros em Gaza entraram em contato com o governo para deixar a região

Cerca De 25 Brasileiros Em Gaza Entraram Em Contato Com.jpg



Representação brasileira em Ramala planeja retirá-los via fronteira egípcia. Saída precisa ser negociada com as autoridades egípcias. Cerca de 25 brasileiros que estão na Faixa de Gaza entraram em contato com a representação do Brasil em Ramala e manifestaram interesse em deixar a região, após o início do confronto entre Israel e Hamas.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a representação brasileira estuda um plano de retirada desse grupo, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo, através da fronteira com o Egito.
O secretário para África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Sobral Duarte, explica que, por se tratar de uma área que está em conflito, a dinâmica de evacuação desses brasileiros precisará ser negociada juntamente com a autoridades egípcias.
Ele explica que o deslocamento dentro da região da Faixa de Gaza, de um local onde estejam os brasileiros até a passagem de fronteira para o Egito, pode ser arriscado.
“É preciso tomar as providencias para evitar os riscos. O nosso escritório de representação em Ramala está em contato está tomando as providencias com vistas a levar essas pessoas até lá, mas não é só isso. É preciso que essa passagem esteja aberta, é preciso tratar com as autoridades egípcias do outro lado a transferência das pessoas desse ponto até o ponto do aeroporto ou a capital egípcia – o Cairo – ou avião para outro lugar. É uma operação complexa e que se desenrola em circunstancias no mínimo atípicas”, afirma o embaixador.
A partir do momento em que esses brasileiros conseguirem deixar território em conflito e chegar ao Egito, a volta para o Brasil poderia acontecer mesmo em voos comerciais, diferentemente da operação de repatriação que também está sendo planejada pelo governo brasileiro.
O que é o Hamas?
Conselho de Segurança da ONU
Em entrevista à GloboNews, o embaixador Carlos Sobral Duarte destacou ainda o momento em que o Brasil assume a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU durante o mês de outubro, coincidindo com o início do conflito entre Israel e o Hamas.
Neste domingo, o Brasil convocou uma reunião de emergência do conselho, fazendo valer uma de suas prerrogativas em função da gravidade da situação no cenário internacional.
“Entre os membros atuais, o Brasil também tem condições de fazer valer sua voz e a posição histórica do brasil tem sido de equilíbrio, de facilitar os entendimentos, de buscar uma maior capacidade de diálogo entre as partes. O Brasil vai continuar fazer valer isso. No momento, como é uma situação particularmente tensa e grave há uma preocupação em procurar exortar as partes a excederem o máximo de contenção. Isso pra procurar não escalar ainda miasma situção que já é dificil”, destacou Duarte.

Sair da versão mobile