Medição foi feita pela estação do Cepagri da Unicamp na madrugada desta sexta-feira (20), às 5h58. Frio continua no fim de semana por conta da massa de ar de origem polar. Manhã mais fria de Campinas após termômetros marcarem 4,3ºC na madrugada, em 20 de maio de 2022
Reprodução/EPTV
Campinas (SP) registrou o dia mais frio do ano nesta sexta-feira (20) com 4,3ºC às 5h58. Frio de inverno tomando conta em um outono atípico na região.
A medição foi feita pela estação do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, e garantiu o segundo dia mais frio no mês de maio desde 1989, início da série histórica do Centro. Confira as mínimas ano a ano abaixo.
Na última quarta-feira (18), a metrópole já tinha alcançado uma temperatura bem baixa para o mês, com 6,3ºC, menor marca desde 2003.
Cadê as nuvens?
A cobertura de nuvens que tomou conta do céu e segurou o frio nesta quinta-feira (19) deu lugar a um céu limpo e, no terceiro dia da massa de ar de origem polar na região, as temperaturas caíram ainda mais.
O motivo tem relação com o ciclone que tem dividido espaço com o ar polar em alguns estados do país.
“Mudou bruscamente porque o ciclone subtropical, que estava trazendo um pouco de umidade com mais vento, fazia com que a gente tivesse o céu com nebulosidade. Ele se afastou um pouco mais para o oceano e, com isso, a massa de ar polar, que é seca, predominou sem a influência desse ciclone”, explicou a meteorologista do Cepagri, Ana Ávila.
A queda acentuada dos termômetros ocorreu à noite e segue nesta manhã. O Cepagri não recebeu informações de geadas no entorno da metrópole. A massa de ar frio está perdendo força.
Máximas começam a subir, mas frio continua
Neste sábado (21), a míinima se mantém entre 7ºC, 8ºC, mas as máximas vão aumentando progessivamente e chegam a 22ºC, segundo Ana.
“No domingo (22), mínima de 10ºC e máximas de 23ºC, 24ºC. Para semana que vem, fica entre 12ºC, 13ºC e máximas de 25ºC, 26ºC”, explicou a meteorologista.
A tendência é de predomínio de céu limpo na região; e não há previsão de chuva para os próximos dias.
Veja a previsão do tempo para a região no vídeo abaixo:
Previsão do tempo: regiões de Campinas e Piracicaba permanecem com tempo frio e seco
VÍDEOS: confira outros destaques da região
Veja mais noticias da região no g1 Campinas
Deixe o Seu Comentário