BCN

Big Techs negam relação com artigo do Telegram contra PL 2630

Big Techs negam relação com artigo do Telegram contra PL 2630

Big Techs Negam Relacao Com Artigo Do Telegram Contra PL.jpg


O Google e o Meta — dona do WhatsApp, do Instagram e do Facebook — negaram qualquer relação com o artigo publicado pelo Telegram Brasil na terça-feira 9, contra o Projeto de Lei (PL) 2630/2020, conhecido como PL das Fake News — a nota também foi enviada aos usuários do aplicativo no Brasil.

O Google afirma que a concessão feita pelo Telegram ocorreu sem autorização da empresa. “No texto, somos citados sem qualquer autorização e não usamos seu conteúdo”, justifica.

Já a meta declarou que “refuta” o uso de seu nome pelo Telegram e nega as alegações no texto.

Publicação do Telegram Brasil

O Telegram Brasil publicou um artigo com críticas ao PL 2630. No texto, a empresa lista uma série de argumentos contra o que pode “matar a internet moderna”. “Caso seja aprovado, empresas como o Telegram podem ter de deixar de prestar serviços no Brasil”, anuncia o serviço de mensagens instantâneas.

A empresa ainda afirma que o projeto é “desnecessário” e aconselha os usuários da plataforma a procurarem deputados federais que possam trabalhar para alterar a proposição.

Google já tinha agido de maneira semelhante

Foto: Divulgação/Google

Em 1° de maio, o Google se manifestou de maneira contrária ao avanço do PL 2630. A plataforma incluída, em sua página principal, um link para um artigo chamado O PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”.

No dia seguinte à publicação do texto, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), determinou que o Google teria de sinalizar a informação como publicidade. Logo depois, a empresa retirou o texto da página principal.

Sair da versão mobile