BCN

Avião faz voo para alertar sobre importância das abelhas na agricultura na região de Ribeirão Preto, SP; VÍDEO

De acordo com a organização do ato, objetivo é chamar a atenção para melhor capacitação de aplicadores de defensivos agrícolas nas lavouras para proteger os insetos. Dia Mundial das Abelhas é comemorado nesta sexta-feira (20). Avião faz sobrevoo em Ribeirão Preto em campanha para o Dia Mundial das Abelhas
Um avião adesivado de preto e amarelo representando uma abelha gigante fez um voo sobre áreas rurais e urbanas de Ribeirão Preto (SP), Sertãozinho (SP) e Dumont (SP) nesta sexta-feira (20) para alertar a população sobre a importância desses insetos na produção de alimentos por meio da polinização.
A ação, organizada pela Organização Não Governamental (ONG) “Bee or not to be”, marca o quarto ano de comemoração do Dia Mundial das Abelhas, comemorado nesta sexta. A data foi promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018.
A aeronave, modelo Air Tractor 402B, é a mesma usada na aplicação de defensivos agrícolas. Para Daniel Malusá Gonçalves, vice-presidente da ONG, a ideia é alertar que o uso dos produtos sem a devida capacitação do aplicador pode causar mortandade das abelhas.
“Vai levar uma mensagem da importância de a gente proteger as abelhas, fazer uso das boas práticas agrícolas no campo, buscando a redução do uso de venenos, buscando alternativas, como o controle biológico para fazer o tratamento das culturas”, explicou.
Daniel Malusá Gonçalves (à esquerda), vice-presidente da ONG ‘Bee or not to be’, ao lado de piloto que fez sobrevoo de conscientização para o Dia Mundial das Abelhas em Ribeirão Preto (SP)
Divulgação/Bee or not to be
Capacitação
Os defensivos agrícolas são usados no campo para combater pestes e pragas que podem prejudicar as plantações. Em março deste ano, Ministério da Agricultura lançou o programa Aplicador Legal, que tem como objetivo levar aos aplicadores, de grandes e pequenas áreas, formação sobre o bom uso dos agrotóxicos. A meta do ministério é formar dois milhões de trabalhadores até 2026.
O Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem o programa Aplique Bem, que já capacitou 76 mil pessoas em 15 anos.
A proteção das abelhas no campo também é tema constante de capacitações promovidas pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). O órgão procura orientar os associados com cartilhas e protocolos.
Para o vice-presidente da ONG, a conscientização é importante porque é observado um declínio no número de enxames de abelhas na natureza, o que, na visão dele, prejudicaria a produção alimentícia no Brasil, já que um terço de todos os alimentos que chegam para as nossas mesas é fruto da polinização, 70% da produção agrícola depende da polinização e 85% de todas áreas verdes dentro das cidades também dependem dessa atividade entre abelhas e plantas.
“Isso [o desaparecimento das abelhas] tem algumas explicações e vou citar três delas. Primeiro é a questão das mudanças climáticas, porque isso muda o contexto da biologia da abelha e do ecossistema em que ela está inserida. Segundo está relacionado ao desmatamento, redução de áreas verdes, onde as abelhas se desenvolvem. Mas, o principal, e aí vem a amarração com a nossa ação, tem a ver com o uso indiscriminado, uso excessivo de defensivos agrícolas no campo”.
Avião faz sobrevoo no Dia Mundial das Abelhas em Ribeirão Preto
Divulgação/Bee or not to be
Conscientização
A polinização permite crescimento da produção de novas espécies. No caso das frutas, por exemplo, há influência no sabor e no tamanho do fruto, além da quantidade de sementes produzidas.
No caso da polinização de abelhas sem ferrão, a produção agrícola pode aumentar em até 30%. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embraba), somente no café o crescimento foi de 18%.
Segundo Gonçalves, antes do voo um café da manhã reuniu produtores rurais e de abelhas e representantes de usinas para discussão sobre a importância das abelhas na lavoura.
“Eu parto do pressuposto que a gente só protege aquilo que a gente entende como importante e conhece. Tem uma pesquisa de 2015 que indicava que 75% da população do Brasil desconheciam o fato que as abelhas polinizavam. No senso comum é que elas picam e fazem mel e é em uma outra linha que a gente precisa disseminar o conhecimento sobre a importância das abelhas”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Ribeirão Preto

Sair da versão mobile