BCN

Abrigos públicos recebem 170 pessoas em situação de extrema pobreza na noite mais gelada do ano em Campinas

Prefeitura oferece 220 vagas em dois endereços. Secretaria de Assistencia Social afirma que 160 pessoas foram espontaneamente aos locais e10 moradores de rua foram convencidos a aceitar o acolhimento. Camas no abrigo municipal de Campinas Samim para população em situação de extrema pobreza
Artur Araújo/Prefeitura de Campinas
Os dois abrigos públicos de Campinas (SP) concentraram 170 pessoas em situação de extrema pobreza na noite mais gelada do ano. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Assistência Social nesta quarta-feira (18), com a chegada da massa de ar de origem polar que derrubou os termômetros da metrópole para 6,3°C.
Campinas registra 6,3ºC, menor temperatura para maio desde 2003
Frio em Campinas com massa polar pode ser maior da história para mês de maio se for menor que 4ºC
Atualmente, a prefeitura oferece 220 vagas ao todo, divididas em dois endereços, com funcionamento 24 horas. O Samim, no bairro Bonfim, tem 120 camas; e a Casa da Cidadania, na Vila Industrial, mais 100 – sendo que este é um abrigo emergencial por conta das baixas temperaturas e não será permanente.
Na última noite, a Casa da Cidadania teve 85% de ocupação, e o Samim, 70,8%. Mesmo com o frio intenso, portanto, 50 vagas não foram ocupadas.
A Secretaria explicou que muitas pessoas em situação de rua resistem em ir para as acomodações por conta de regras estabelecidas nessas unidades. Não é permitido levar bebida alcóolica e nem animais de estimação, por exemplo.
Os horários definidos para refeições e para dormir também devem ser seguidos à risca. Os abrigos oferecem jantar e café da manhã, e os acolhidos devem deixar o abrigo após esse período, podendo retornar à noite de novo.
Demanda espontânea e convencimento
De acordo com a secretaria, a maior parte das pessoas que buscam o acolhimento chega aos endereços por demanda espontânea, ou seja, se apresentam nos horários estabelecidos, são orientados sobre as regras e já conseguem uma vaga.
Uma pequena parte é formada pela população de rua; na noite desta terça, somente dez dos 170. Eles foram convencidos a aceitar o local aquecido para dormir após trabalho contínuo da equipe multidisciplinar do SOS Rua, programa municipal.
As demais pessoas abordadas só aceitaram os cobertores distribuídos pelos agentes da prefeitura. O SOS Rua é composto por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas.
Equipe do SOS Rua em abordagem a pessoa em situação de rua em Campinas
Artur Araújo/Prefeitura de Campinas
Bagageiro municipal
Campinas também possui uma opção gratuita para que os moradores em situação de vulnerabilidade guardem seus objetos pessoais. O Bagageiro Municipal funciona das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira – horário ampliado por conta da Operação Inverno.
O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial.
Endereços dos abrigos
Casa Da Cidadania Campinas – 100 vagas
R. Francisco Teodoro, 138 – Vila Industrial

Samim – 120 vagas
Av. Francisco Elisiário, 240 – Bonfim
VÍDEOS: confira outros destaques da região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Sair da versão mobile