BCN

CATEGORIA DE “MELHOR SOM” DO OSCAR DESTACA IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE PODCASTS

BCN 1

Foto: Reprodução/BCN

A temporada mundial de premiações de filmes e músicas estimula o interesse de milhares de aficionados pelas artes, iniciando uma maratona de pesquisas para acompanhar o anúncio dos vencedores com muita expectativa. Os indicados ao Oscar, por exemplo, auxiliam quem tem interesse ou já produziu podcasts para aprimorar o conteúdo, considerando o áudio, edição e mixagem.

A verdade é que a categoria som não recebe tanto foco, quando comparada àquelas envolvendo o melhor filme, assim como os melhores atores, porém, é de extrema importância no conjunto da obra. Cada uma das produções completa a experiência do espectador através do áudio, possibilitando que as falas dos personagens, com a captação do som, assim como a trilha e efeitos sonoros, adicionados na pós-produção, apresentem a história e criem sensações.

Concorrendo na categoria de “Melhor Som” da 95° edição do Oscar, estavam os filmes “Nada de novo no front”, “Avatar: o caminho da água”, “Batman”, “Elvis” e “Top Gun: Maverick”, um dos favoritos e que foi o vencedor.

E como tudo isso influencia a criação do conteúdo para podcast? Simples. Em um meio que o áudio é a principal matéria-prima, a captação e edição devem ser realizadas com qualidade para proporcionar o melhor produto possível aos ouvintes.

A qualidade do conteúdo influencia diretamente em como será consumido. Afinal, todos preferem um áudio com um som mais limpo e de fácil entendimento, em vez de ruídos e baixo, comprometendo a compreensão. Vale lembrar que, em um mundo com 37% da população escutando podcasts, a recomendação é conhecer as ferramentas para destacar os infoprodutos, separando também, o amador de um profissional, conquistando um público-alvo cada vez maior e fiel.

Sair da versão mobile