• Aggregator
  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Jovens, gestantes e bebês concentram casos de sífilis no Norte de MG; região soma 6,8 mil notificações

Redação Por Redação
12 de outubro de 2026
Em Notícias
A A
Jovens, gestantes e bebês concentram casos de sífilis no Norte de MG; região soma 6,8 mil notificações
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com


Foto mostra teste rápido de sífilis
Ivomar Gomes/Secom-JP
Jovens entre 20 e 29 anos, gestantes e recém-nascidos estão entre os públicos mais atingidos pela sífilis no Norte de Minas. Dados da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros mostram que, entre 2021 e setembro deste ano, foram registrados 6.847 casos da doença nos 54 municípios da área de abrangência do órgão.
A maior parte das notificações está relacionada à transmissão sexual. Do total de casos, 4.028 ocorreram após relações sexuais sem uso de preservativo. O cenário preocupa as autoridades de saúde principalmente porque a sífilis pode ser prevenida e tem tratamento disponível.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Além disso, os números revelam o impacto da doença durante a gestação. No período analisado, 1.937 gestantes receberam diagnóstico de sífilis. Em outros 882 casos, a infecção foi transmitida para os bebês, situação que ocorre quando a doença não é identificada ou tratada adequadamente durante o pré-natal.
A preocupação com o avanço dos casos motivou ações do Outubro Verde, campanha de conscientização voltada ao enfrentamento da doença.
Entre as crianças infectadas, houve consequências graves. Entre 2021 e 2026, foram registrados nove óbitos de recém-nascidos por sífilis. Sete ocorreram em Montes Claros, um em Janaúba e outro em Taiobeiras.
Agora no g1
Segundo a referência técnica da Coordenação de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, Adriana Barbosa Amaral, destacou as estratégias que devem ser adotadas pelas cidades em relação à doença.
“As ações de conscientização da população quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis é um desafio contínuo que precisa ser encarado pelos serviços municipais de vigilância epidemiológica e de atenção primária à saúde. A ampliação da oferta de testes rápidos para o diagnóstico da doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) precisa acontecer de fato, além das ações voltadas para a população mais jovem (entre 20 e 29 anos) que é o principal público acometido por sífilis”, alertou.
Outro desafio apontado pelos profissionais de saúde é o diagnóstico tardio entre as gestantes. Conforme a SRS, apenas 66% dos casos são identificados durante o pré-natal, período em que o tratamento pode evitar a transmissão para o bebê.
“Apenas 66% dos casos de sífilis em gestantes são diagnosticados durante o pré-natal, viabilizando tratamento oportuno e adequado até 30 dias antes do parto. Com isso, 34% das gestantes são diagnosticadas com sífilis durante ou após o parto e 54% dos tratamentos de recém-nascidos ocorrem de forma inadequada”, acrescentou Adriana Barbosa Amaral.
Também foi identificou um problema relacionado ao tratamento dos parceiros das gestantes diagnosticadas. Somente 45,39% deles recebem tratamento, o que favorece a reinfecção das mulheres e contribui para a manutenção da cadeia de transmissão da doença.
Por isso, a orientação é que os municípios reforcem a realização de testes rápidos, especialmente entre jovens e gestantes, e ampliem as ações de prevenção nas unidades de saúde. A recomendação inclui ainda atenção à chamada “janela de ouro”, que corresponde ao primeiro trimestre da gravidez, fase considerada decisiva para o diagnóstico precoce e para evitar a transmissão da sífilis ao bebê.
A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, lembra que a doença pode ser controlada com medidas simples de prevenção e tratamento.
“Trata-se de uma infecção curável, com tratamento relativamente simples, mas pegar uma vez não confere imunidade. Nas formas mais graves da doença, como na fase terciária, o não tratamento adequado pode levar à morte. O uso de preservativos (tanto femininos como masculinos) durante todas as relações sexuais é a maneira mais segura de prevenir a doença. O acompanhamento das gestantes e dos parceiros durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.”
LEIA TAMBÉM:
Mulher é presa suspeita de participar da morte de idosa de SP que ficou 12 dias desaparecida no Norte de MG
BRs-251 e 116: obras que exigem sistema pare e siga são suspensas a partir desta sexta-feira; veja calendário
Trânsito na BR-116 será interditado para içamento de pórtico de pedágio
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Fonte: G1

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem Anterior

Mãe de alagoano morto na guerra da Ucrânia faz apelo para trazer corpo ao Brasil: ‘Está doendo muito’

Próxima Postagem

Lula defende respeito às religiões no Dia de Nossa Senhora Aparecida

Próxima Postagem

Lula defende respeito às religiões no Dia de Nossa Senhora Aparecida

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

Tecnologia e Qualidade – 11 94388-6111

Tecnologia e Qualidade

ABERTURA DE MICRO-EMPRESA 11 96614-3599

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

GLOBAL CHIP SIM

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

O escritório contábil do futuro já começou: como a tecnologia está mudando a rotina do contador

GLOBAL CHIP SIM

https://redebcn.com.br/wp-content/uploads/2026/09/WhatsApp-Video-2026-09-10-at-00.53.46.mp4

NARDEL AZUOZ ASSESSORIA – 11 2825-4686

https://redebcn.com.br/wp-content/uploads/2026/10/WhatsApp-Video-2026-06-24-at-12.22.39.mp4

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

INVESTIGAÇÕES SIGILOSAS

BCN PORTAL DE NOTÍCIAS

ASSESSORIA EMPRESARIAL – 11 2825-4686

  • Aggregator
  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d