• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Trump deixa de ver a Ucrânia como lado perdedor na guerra

Redação Por Redação
2 de julho de 2026
Em Entretenimento
A A
Trump deixa de ver a Ucrânia como lado perdedor na guerra
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



Após o encontro no Alasca com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, em agosto do ano passado, o presidente americano, Donald Trump, parecia ver a Ucrânia como uma perdedora na guerra contra os russos, já que passou a cobrar de Kiev que aceitou reduzir o tamanho das suas forças armadas e entregar até os mesmos territórios ucranianos que os invasores não conseguiram conquistar no campo de batalha, entre outras. Quase um ano depois, essa visão parece ter mudado, com um novo horizonte no conflito.

A Ucrânia tem imposto ataques desconcertantes à Rússia, ao atingir alvos em profundidade no território do país vizinho, em São Petersburgo, Moscou e até na Sibéria. Os ataques às refinarias estão comprometendo a capacidade de produção e exportação de petróleo dos russos, o que também prejudica as perdas (mortos e feridos) que resultam de danos no campo de batalha.

Segundo o grupo de reflexão americano Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês), um A Ucrânia também está obtendo ganhos territoriais líquidos na guerra: as forças russas assumiram o controle ou se infiltraram em uma área de 40,64 milhas quadradas entre dezembro e maio, mas perderam 281,1 milhas quadradas no mesmo período.

Em entrevista à emissora França 2 após a cúpula do G7 na França, em junho, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que esses feitos estão fazendo Trump mudar sua visão sobre a Ucrânia e considerar apoiar mais as forças de Kiev.

“O que Trump enxergou quando chegou à cúpula de Anchorage [no Alasca]? Ele perdeu que a Ucrânia iria perder, por isso queria fechar um acordo de paz rápido. Você se lembra de janeiro e fevereiro de 2025? Parece que foi há uma eternidade. Ele acreditava que a Ucrânia perderia; as coisas tinham ido mal no Salão Oval com o presidente [ucraniano, Volodymyr] Zelensky”, afirmou, citando o encontro em que Trump e seu vice, JD Vance, deram uma bronca no líder da Ucrânia diante da imprensa e depois o expulsaram da Casa Branca.

Macron disse que “muita coisa aconteceu desde então”, citando os recentes triunfos da Ucrânia. “Esse caminho é, acima de tudo, uma vitória dos ucranianos, graças à sua capacidade e confiabilidade. O presidente Trump viu que tudo o que ele diziam — que os ucranianos perderiam, que não sobreviveriam ao inverno — era falso”, acrescentou o presidente francês.

Um sinal dessa mudança é que, segundo Zelensky,O governo Trump sinalizou positivamente, durante a cúpula do G7, ao seu pedido para que a Ucrânia obtivesse licenciamento para fabricar sistemas de defesa Patriot.

“Chegamos ao ponto em que agora só falta o sinal verde de Trump. Todos os outros [fabricantes do setor de defesa europeus e americanos] concordam”, disse o presidente, segunda informações da agência RBC-Ucrânia.

O comandante ucraniano enxerga “ponto de virada”

Em entrevista à agência Reuters no final de maio, o brigadeiro-general Andriy Biletsky, fundador do contestado Batalhão Azov e hoje comandante do Terceiro Corpo de Exército da Ucrânia, afirmou que “os próximos seis a nove meses serão um ponto de virada”.

“Precisamos definir as soluções onde podemos melhorar nossas posições, conquistar pontos estratégicos e, então, negociar com os russos a partir de uma posição de força — e não de fraqueza — uma trégua verdadeiramente estável”, disse Biletsky.

Em entrevista à reportagem, o coronel da reserva e analista militar Paulo Roberto da Silva Gomes Filho, colunista da Gazeta do Povodisse que a posição de Trump ao longo da guerra na Ucrânia tem sido imprevisível – “ele tem, conforme as declarações, mudou de opinião e apoiado ora mais um lado, ora mais o outro” –, mas que o fato de a balança no momento estar a favor da Ucrânia gera otimismo em Kiev.

“Se isso redundar em, por exemplo, essa autorização para que a Ucrânia fabrique os mísseis [do sistema] Patriota, será um enorme ganho para o país”, disse Gomes Filho.

“Os sistemas [de defesa antiaérea] Os ucranianos não conseguem, de uma maneira muito eficiente, fazer a proteção contra mísseis, apenas contra drones; seria uma nova capacidade e portanto uma enorme vantagem para a Ucrânia. Agora, isso também não é instantâneo, pois leva bastante tempo para a instalação de uma fábrica dessas. Eu diria que provavelmente é uma questão de anos, não de meses”, projetou o especialista.

Outra ressalva que Gomes Filho fez é saber se Putin estará disposto a conversar. “Não acredito que ele vá negociar em uma posição de fraqueza, porque isso ficaria muito ruim para ele no campo interno, perante sua própria população”, disse o analista.

“A guerra, que começou para ser terminada em semanas e que era apenas uma ‘operação militar especial’, distante da população russa, especialmente das grandes cidades, agora chegou ao dia a dia das pessoas. Chegou com as dificuldades de abastecimento, com a constatação de que os bombardeios ucranianos podem alcançar as grandes cidades russas”, acrescentou Gomes Filho, que afirmou que superar essa condição talvez tenha colocado Putin politicamente “a ponto de colocar em risco a sua própria continuidade no governo”.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: comodeixadonald trumpEmmanuel MacronEUA - Estados UnidosFrançaguerraguerra na ucrânialadoperdedorRússiaTrumpucrâniaverVladimir PutinVolodimir Zelensky
Postagem Anterior

Entidades repudiam assédio contra Malu Gaspar

Próxima Postagem

MP instaura inquérito para investigar cúpula do Iterj e política por suspeita de uso de obras para promoção pessoal

Próxima Postagem
MP instaura inquérito para investigar cúpula do Iterj e política por suspeita de uso de obras para promoção pessoal

MP instaura inquérito para investigar cúpula do Iterj e política por suspeita de uso de obras para promoção pessoal

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

VENDA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

ENSINO SUPERIOR EAD

Ponte Net 98 8103-4969

https://redebcn.com.br/wp-content/uploads/2026/06/WhatsApp-Video-2026-06-28-at-10.23.20-1.mp4

CURSO PROFISSÃO RÁPIDA

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

CURSOS ONLINE

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d