O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, apresentou às autoridades latino-americanas uma resposta do governo para enfrentar os impactos da alta internacional dos combustíveis no setor aéreo devido ao conflito no Oriente Médio. 
No primeiro dia do World Travel Market (WTM) Latin America 2026, o ministro falou sobre a eliminação temporária de tributos sobre o querosene de aviação (QAV) como medida para reduzir a pressão sobre os custos da aviação, que lembra também sobre o turismo global.
“Expliquei as medidas do presidente Lula para diminuir o impacto da guerra”, disse o ministro ontem (14), ressaltando o interesse do representante do turismo mexicano, Miguel Rodriguez, na iniciativa. “E Miguel pediu uma cópia para levar isso para o país dele. Me parece que ficou com a ação”, destacou Feliciano.
Durante encontro com representantes da região, Gustavo Feliciano detalhou o decreto aprovado pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que reduz a zero as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre o QAV. A medida foi recebida como um exemplo prático de resposta rápida a um cenário externo adverso.
O mexicano reiterou o interesse na medida adotada pelo governo brasileiro e levou a uma cópia do documento. “Estou levando [a sugestão] para o México, pois são medidas que beneficiam os turistas e que podem beneficiar os nossos cidadãos”, afirmou.











Deixe o Seu Comentário