O presidente Lula participa quarta (18) e nesta quinta-feira (19) de uma cúpula sobre inteligência artificial em Nova Delhi, na Índia. Esta será a primeira vez que um presidente brasileiro comparecerá a um evento global de alto nível sobre o tema. A cúpula deve contar 40 mil pessoas de 50 países.

No sábado, o presidente Lula será recebido pelo o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para tratar dos desafios atuais ao multilateralismo, e da reforma da governança global, incluindo o Conselho de Segurança da ONU.
Na Índia, Lula será acompanhado por uma comitiva de ministros de Estado, representantes de instituições públicas e por uma missão de empresários brasileiros.
O Brasil busca novas oportunidades de cooperação bilateral com os indianos, especialmente em termos econômicos, turísticos, agrícolas, energéticos e sustentáveis. Lula ainda busca negociar a ampliação do acordo de comércio entre o Mercosul e a Índia. O país asiático é o que mais cresce entre as nações do G20.
Em 2025, a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com corrente comercial de mais de US$ 15 bilhões.
A viagem internacional inclui ainda uma visita oficial à Coreia do Sul no dia 23 de fevereiro. O presidente brasileiro em busca fortalecer o relacionamento com os coreanosampliando a cooperação em temas como semicondutores, fármacos, cosméticos, inteligência artificial e transição energética.
Na capital coreana, Seul, também ocorre o Fórum Empresarial Brasil-Coreiaque reunirá 230 empresas brasileiras, com oportunidades de diálogos econômicos e comerciais.
A Coreia do Sul é o quarto maior parceiro comercial do Brasil na Ásia, com intercâmbio comercial de mais de US$ 10 bilhões.










Deixe o Seu Comentário