
Na festa mais popular do país, o carnaval, o presidente Lula encontrou um grande palácio eleitoral. No desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no Rio de Janeiro, a avenida vai testemunhar um enredo de exaltação ao petista. Já na Acadêmicos do Tatuapé, em São Paulo, uma grande homenagem será ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Até agora, as duas propagandas políticas estão liberadas e ninguém viu problema no uso de dinheiro público. Este foi o ponto de partida do programa Última Análise desta quarta-feira (11).
“A primeira coisa que me vem à mente são os desfiles na Coreia do Norte, que transformava os líderes em deuses, com toda uma mitologia. É tudo tão escancarado que a esquerda se sente segura para fazer o que quiser. E a Justiça Eleitoral tomou partido”, critica o escritor Francisco Escorsim.
O partido Novo atuou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (10), contra o PT, apontando propaganda eleitoral antecipada a Lula por conta dos desfiles. Porém, a ação foi distribuída à ministra Estela Aranha, indicada pelo próprio petista, o que gera dúvidas sobre a autorização do julgamento.
O vereador Guilherme Kilter é cético em relação a uma reviravolta na justiça. “A minha única esperança foi o ministro André Mendonça, que havia sido sorteado como relator desta ação, mas o caso foi redistribuído. Quando se trata de PT, dificilmente a justiça acontece nestes casos”, lamenta ele.
CPI do Crime Organizado paralisado?
Na CPI do Crime Organizado, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da comissão, está com uma série de requisitos engatilhados para serem votados na próxima reunião da investigação. A dificuldade paira sobre o presidente da comissão, o senador Fabiano Contarato (PT-SE), que decidiu não convocar sessões.
“Os senadores silenciaram e fogem, imaginando que uma hora isto vai passar. Pior que isso, o senador Contarato nem se dignou a comparecer na comissão, e dar às caras para despachar. Assim, já caminhamos para a terceira semana de CPI”, lamenta Kilter.
O senador Vieira apresentou requisitos para a quebra de sigilo e depoimento de familiares dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, devido a contratos de serviços de advocatícios milionários com o Banco Master, que são conexos à investigação principal.
Escorsim avalia que este “sangramento” da CPI pode prejudicar as pretensões de Lula. “Nós não somos ano eleitoral, então, quanto mais empurrarem a solução para perto da eleição, pior pro PT e para o governo, que está grudando sua imagem nisso de proteção de possíveis corruptos”, explicou.
Banco Master e o dinheiro pela janela
Na operação “Barco de Papel”, que investiga possíveis irregularidades envolvendo o Rioprevidência e o Banco Master, um investigado fez um mala com dinheiro vivo pela janela ao notário de chegada da Polícia Federal (PF), que cumpriu mandatos de busca e apreensão em um apartamento em Balneário Camboriú (SC).
“Pelo menos, é possível perceber que há uma certa blindagem nas operações, pois o alvo foi pego de surpresa. Ou seja, na Polícia Federal, existe esperança no Brasil. Ela até tinha caído em descrédito, mas pode retomá-lo, se quiser”, avalia a advogada Fabiana Barroso.
O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas tentados para os rumores do país.











Deixe o Seu Comentário