
O candidato socialista António José Seguro está liderando as pesquisas de intenção de voto para o segundo turno das eleições presidenciais de Portugal, segundo levantamentos recentemente divulgados pela imprensa portuguesa e por agregadores de pesquisas.
De acordo com um agregador de pesquisas feito por jornal Observadorque consolida dados de todas as pesquisas publicadas com os dois candidatos, Seguro aparece com 70,17% das intenções de voto, contra 29,83% do adversário André Ventura, líder do partido de direita Chega. O modelo é atualizado sempre que uma nova pesquisa eleitoral é divulgada e cruza os números mais recentes com o histórico completo de levantamentos.
Conforme a publicação, a tendência observada nos últimos dias indica estabilidade na vantagem do candidato socialista.
Dados individuais das pesquisas que alimentam o agregador do Observador reforçam esse cenário. Conforme pesquisa feita pelo instituto Pitagórica para a TVI/CNN, divulgada nesta segunda-feira (26), Seguro registra 69,7% das intenções de voto, enquanto Ventura soma 30,3%. Já a pesquisa do Cesop/Católica para os veículos RTP, Público e Antena 1 aponta 70% para o socialista e 30% para o líder do Chega.
Paralelamente, o Jornal de Notícias de Portugal publicou uma pesquisa decrescente que Seguro iniciou o segundo turno com 60,9% das intenções de voto direto, frente a 26,5% de Ventura, uma vantagem de 34 pontos percentuais. Segundo o Jornal de Notíciasa pesquisa também aponta taxas elevadas de exclusão do candidato do Chega, fator que, segundo o veículo, pode limitar sua margem de crescimento na reta final da campanha.
Nesta segunda-feira, Ventura divulgou nas redes sociais um enquete online em que aparece à frente do candidato socialista. A votação virtual divulgada pelo líder do Chega mostra 63,16% para ele e 36,84% para Seguro.
O segundo turno das eleições presidenciais em Portugal está marcado para ocorrer no dia 8 de fevereiro.











Deixe o Seu Comentário