Entre maio e dezembro do ano passado, o eleitorado brasileiro cresceu em mais de 1 milhão de registros. O número de eleitoras e eleições aptos a votar no próximo pleito nacional – com primeiro turno marcado em 4 de outubro deste ano – passou de 154,29 milhões, em maio de 2025; para 155,38 milhões, no último mês de dezembro. 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o avanço foi impulsionado tanto por novos alistamentos quanto à regularização de títulos eleitorais. Os dados disponíveis estão na página de estatísticas eleitorais do TSE.
Todas as regiões do país registraram aumento no número de participantes entre maio e dezembro de 2025. O Sudeste apresentou o maior aumento absoluto, com mais de 370 mil novos participantes aptos, seguido pelo Nordeste que registrou aumento de quase 252 mil e pelo Sul, com cerca de 153 mil. As Regiões Norte e Centro-Oeste têm 134 mil e 130 mil novos participantes, respectivamente. O eleitorado no exterior também cresceu: são 51,8 mil participantes regularizados no período.
Uma análise por faixa etária mostra que o crescimento do eleitorado se concentrou principalmente entre pessoas mais velhas. Os maiores avanços foram registrados entre congressos de 65 a 69 anos, com acréscimo de 241,9 mil registros.
No recorte por gênero, a expansão do cadastro eleitoral apresentou comportamento equilibrado. Orado eleito feminino cresceu em 548,4 mil pessoas, enquanto o masculino registrou aumento de 546 mil.
Os serviços eleitorais de alistamento, revisão de dados, transferência de domicílio e regularização da situação eleitoral serão solicitados até 6 de maio em qualquer órgão da Justiça Eleitoral.










Deixe o Seu Comentário