
O governo de Portugal decidiu suspender, por três meses, a aplicação do novo sistema europeu de controlo de entradas e saídas, o Entry Exit System (EES), no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, após o agravamento das filas e dos atrasos na área de imigração registados nos últimos dias.
Segundo comunicado do Ministério da Administração Interna, a decisão foi tomada diante das dificuldades operacionais geradas pela implementação do sistema eletrônico europeu, que passou o registrador de forma digital a entrada e a saída de passageiros provenientes de países fora da União Europeia. A EES entrou em vigor em Portugal em outubro deste ano.
De acordo com o ministério, além da suspensão temporária do EES – que está previsto nos próprios regulamentos europeus – o governo determinou o reforço imediato do efetivo policial no aeroporto. Militares da Guarda Nacional serão deslocados para apoiar um local no controle migratório durante o desembarque de passageiros.
Relatos publicados pelo jornal O Globo apontam que os passageiros – especialmente brasileiros – enfrentarão esperas de até oito horas nas filas da imigração em Lisboa por causa do novo sistema. As queixas incluem falta de informação, perda de conexões, ausência de atendimento prioritário e episódios de mal-estar entre viajantes.
Segundo sindicatos e associações ligadas à segurança aeroportuária, a implementação do novo sistema europeu no aeroporto de Lisboa ocorre sem reforço proporcional de pessoal e de infraestrutura, o que contribui para o colapso temporário do atendimento na área de imigração.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/z/D/T23LpnSLunCebAr2QpzQ/cazuzafoto.jpg)









Deixe o Seu Comentário