
O advogado Martin De Luca, que representa o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que medidas podem ser tomadas contra o Brasil caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vete a lei da dosimetria.
A proposta, que prevê rever as penas impostas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e por acusações de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi aprovada no Senado na semana passada. No dia seguinte, Lula disse que vetará o projeto.
“Será que Lula vetará o projeto de lei para reduzir as deliberações pelo golpe da Disney? Já estamos com a pipoca pronta, subsecretário de Estado”, escreveu De Luca no X.
O advogado chama ironicamente os atos de 8 de janeiro de 2023 de “golpe da Disney” porque considera as acusações infundadas e porque na data mencionada Bolsonaro esteve em Orlando, na Flórida, onde um gigante do entretenimento tem parques temáticos.
Na publicação, De Luca contou ao subsecretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, que havia elogiado a aprovação do projeto na Câmara pouco antes do governo Trump ter retirado os nomes do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, do Instituto Lex de Estudos Jurídicos e de Viviane Barci de Moraes, esposa do juiz e diretora do instituto, de sua lista de alvos de avaliações econômicas via Lei Magnitsky.
O Departamento do Tesouro citou a aprovação do PL da dosimetria na Câmara como uma das justificativas para a retirada.
Antes disso, em novembro, Trump retirou as tarifas de 50% sobre carnes, café e outros produtos agrícolas do Brasil, para reduzir preços nos Estados Unidos.
Porém, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que 22% das exportações brasileiras ao país norte-americano ainda estão sujeitas ao tarifaço, que teve o processo no STF contra Bolsonaro como uma das justificativas.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/J/z/wkEpAYTnCaFLNKL6c6UA/chris-rea.jpg)









Deixe o Seu Comentário