• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Jorginho critica PEC da Segurança: governo deve fazer obrigação

Redação Por Redação
18 de dezembro de 2025
Em Notícias
A A
Jorginho critica PEC da Segurança: governo deve fazer obrigação
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com


O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), criticou nesta quarta-feira (17) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Para ele, enfrentar o crime não depende da criação de legislação nova nem de concentração de poder em Brasília; ao contrário, propostas desse tipo tendem a “engessar” os estados.

O governador defendeu que o foco do governo federal deveria ser o reforço da fiscalização de fronteiras, portos e aeroportos, apontado por ele como as principais portas de entrada de armas e drogas no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

  • Entrega-de-armamentos-viaturas-e-equipamentos-de-tecnologia-a-Policia-Civil-de-SC

    Santa Catarina tem redução de 15% dos homicídios e apresenta modelo à CPI do Crime Organizado

  • Jorginho Mello (PL) liderou os interesses de voto ao governo de Santa Catarina.

    Jorginho Mello aparece na frente em pesquisa para o governo de Santa Catarina

“O governo federal precisa apoiar os estados com recursos e fazer o que é a obrigação do governo federal, não criar mais dificuldades. Precisa cuidar das fronteiras, das quais cuida muito mal, com todo o respeito. Os aeroportos, os portos… Tem que cuidar disso. A arma não vem do céu, a droga não vem do céu; vem por água, vem por portos, vem pelas fronteiras”, disse Jorginho, segunda transcrição da Agência Senado.

Jorginho esteve na CPI do Crime Organizado, no Senado Federal, em Brasília. Ele destacou que os bons resultados de Santa Catarina são frutos de escolhas políticas contínuas, como investimento em prevenção, integração das forças policiais, valorização profissional e uso intensivo de tecnologia. Gestores de área de segurança que participaram da audiência reforçaram que essas estratégias sustentam os índices de criminalidade no estado.

Santa Catarina está entre os estados mais seguros do país em rankings nacionais, como o Anuário Cidades Mais Seguras 2025 e o Atlas da Violência 2025, com taxas de homicídios em torno de $8,6$ por 100 mil habitantes. De acordo com representantes do governo estadual, esse cenário deve à autonomia das corporações, à qualificação dos profissionais e ao fortalecimento da inteligência policial.

O governador citou como exemplo a valorização da polícia oficial (Polícia Científica), que, segundo ele, tem alcançado índice de $85\%$ de elucidação de crimes, bem acima da média nacional, estimado em cerca de $40\%$.

Prevenção como eixo central

Jorginho Mello destacou que $12\%$ do orçamento estadual é destinado à segurança pública, com forte ênfase em ações preventivas. Entre elas, a ampliação da escola em tempo integral, o programa Universidade Gratuita e cursos técnicos voltados para a profissionalização de jovens.

Outro destaque foi o lançamento do programa estadual de combate à violência contra a mulher e ao feminicídio, com foco em prevenção e educação, especialmente voltado para a conscientização dos homens. Segundo o secretário de Segurança Pública, Flávio Rogério Pereira Graff, trata-se de um plano decenal, com ações previstas até 2035.

Políticas para o sistema prisional

O governador também ressaltou políticas externas à ressocialização de presos. Santa Catarina possui cerca de 30 mil encarcerados, dos quais $35\%$ trabalham. Os detentos recebem um salário-mínimo, dividido entre família, custódia pessoal e um fundo para quando obtiverem a liberdade.

“Um dos apenados que vai sair agora desenha roupas femininas. Um vestido dele foi vendido por R$ 40 mil e ele agora está sendo contratado por uma grande empresa para fazer os figurinos”, contou o governador.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: CriticadevefazerGovernogoverno federalJorginhoJorginho MelloobrigaçãoPartido Liberal (PL)PECSanta Catarinasegurançasegurança públicaSenado
Postagem Anterior

Tensão EUA e Venezuela: petróleo, análises e ameaças

Próxima Postagem

Periquito-indiano ferido é resgatado pela Guarda Ambiental em Cabo Frio

Próxima Postagem
Periquito-indiano ferido é resgatado pela Guarda Ambiental em Cabo Frio

Periquito-indiano ferido é resgatado pela Guarda Ambiental em Cabo Frio

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

COMPRA - VENDE - ALUGA E ADMINISTRA

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

IINVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613
Foto: Reprodução

CURSOS ONLINE

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d