
O regime comunista da China realizou nesta quarta-feira (3) simulações de ataques contra navios de guerra estrangeiros que cruzam o Estreito de Taiwan, segundo informou o diretor do Gabinete de Segurança Nacional da ilha, Tsai Ming-yen, em declarações reproduzidas pela agência taiwanesa CNA. Os exercícios realizados enquanto Pequim e o Japão enfrentaram um pico de tensão diplomática.
De acordo com a CNATsai afirmou no Parlamento que aviões da Força Aérea Chinesa vêm apresentando manobras de ataque cada vez mais frequentes, buscando demonstrar a presença militar de Pequim e sua reivindicação de jurisdição sobre a região. A área é uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo e separa o território governado democraticamente de Taiwan do litoral chinês.
Segundo o diretor, a China acompanha de perto cada embarque estrangeiro que transita pelo estreito, enviando navios e aeronaves para monitoramento e exercícios simulados. Ele relatou ainda que Taiwan mantém cooperação de inteligência com aliados, repassando informações sobre os padrões de atividade do Exército Chinês.
A intensificação das atividades militares chinesas ocorre num momento de atrito direto com o Japão. O governo japonês alertou recentemente que um ataque a Taiwan poderia colocar em risco a sua integridade territorial e, portanto, poderia responder militarmente a uma agressão chinesa contra a ilha democrática.











Deixe o Seu Comentário