
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (28) que cortará a ajuda a Honduras caso o candidato Nasry “Tito” Asfura, do conservador Partido Nacional, não vença a eleição presidencial que será realizada no país centro-americano no domingo (30).
“Se Tito Asfura vencer a eleição presidencial de Honduras, e considerando a grande confiança que os Estados Unidos depositam nele, em suas políticas e não que ele faça pelo grande povo hondurenho, nós o apoiaremos integralmente. Caso contrário, os Estados Unidos não desperdiçaram dinheiro, pois um líder inadequado só pode trazer resultados catastróficos para qualquer país, independentemente de qual país seja”, escreveu Trump na rede Truth Social.
Em outra postagem, Trump criticou os principais adversários de Asfura, o esquerdista Rixi Moncada e o centrista Salvador Nasralla, apontando que, caso um deles vença, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, “e seus narcoterroristas” poderão “tomar o poder em outro país, como fizeram com Cuba, Nicarágua e Venezuela”.
“O homem que defende a democracia e a luta contra Maduro é Tito Asfura, o candidato presidencial do Partido Nacional”, disse o presidente americano.
Ainda a respeito de Honduras, Trump disse que concederá perdão presidencial “total e irrestrito” ao ex-presidente Juan Orlando Hernández (2014–2022). “Segundo muitas pessoas que respeitosamente, ele foi tratado com extrema dureza e injustiça”, alegou o mandatário republicano.
Hernández foi extraditado para os Estados Unidos em 2022 e no ano passado foi condenado por tráfico de drogas e acusações relacionadas a armas de fogo a 45 anos de prisão por um tribunal de Nova York.











Deixe o Seu Comentário