O presidente Lula telefonou, nesta segunda-feira (17), para seu homólogo da África do Sul, Cirilo Ramaphosacom o objetivo de conversar sobre as prioridades da presidência sul-africana do G20 para a próxima Cúpula de Líderes, prevista para os dias 22 e 23 de novembro. O país africano é o próximo a assumir a presidência rotatória do grupo.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou, em nota, que a ligação entre os dois dirigentes durou cerca de 40 minutos e que Lula reiterou o apoio do Brasil às iniciativas do país africano no âmbito do G20em especial pelo trabalho do Grupo de Especialistas em Desigualdade, presidido pelo prêmio Nobel Joseph Stiglitz. O texto destaca o apoio brasileiro à criação de um Painel Internacional sobre Desigualdade, com capacidade de avaliação técnica semelhante ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
O dirigente brasileiro também saudou a iniciativa sul-africana sobre segurança alimentar e preço dos alimentosque se complementa Aliança Global contra a Fome e a Pobrezalançado no ano passado pela presidência brasileira do G20.
A nota informa ainda que os dois mandatários combinaram de ter uma reunião, em separado, durante a Cúpula de Joanesburgo, para tratar especificamente da expansão das relações comerciais entre os dois países.
Ao final, Lula parabenizou o presidente da África do Sul pelo seu aniversário.










Deixe o Seu Comentário