Uma confusão marcou terça-feira (11) na cúpula do clima das nações unidas (COP 30), em Belém (PA). Manifestantes de esquerda desejaram invadir por volta das 19h um local chamado zona azul, espaço reservado para participantes credenciados. As seguranças intervieram e ocorreram empurra-empurra. Uma segurança ficou ferida, segundo informação da TV Globo.
O grupo, que era composto por indígenas, manifestantes contrários à exploração de petróleo e estudantes, protestava contra a guerra de Israel contra o Hamas, com bandeiras da Palestina, e levava cartazes com palavras de ordem contra a exploração de petróleo no Amazonas. Aparelhos de raio-x foram quebrados.
VEJA TAMBÉM:
- COP 30 ou o triunfo do Colonialismo 2.0
- Governador da Califórnia diz que Trump “mostrou dedo do meio” ao Brasil com tarifas

Além dos gritos contra a exploração do petróleo, os manifestantes entoaram palavras de ordem contra o governo Lula para promover a perfuração na margem equatorial do Rio Amazonas. Era possível ver símbolos de partidos de esquerda, como o PSOL, entre os elementos que protestavam.

A invasão durou alguns minutos e foi controlada. Os negociadores foram orientados a deixar o pavilhão por uma porta lateral.














Deixe o Seu Comentário