O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) declarou na tarde desta terça-feira (4) que o governo federal tem uma investigação de investigação a Operação Contenção. Segundo o presidente, a ação policial, que terminou com 121 mortes, extrapolou o seu propósito determinado pelos mandados judiciais e configurou uma “matança”.
“Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve matança”, disse o presidente em entrevista à Associated Press e Reuters, durante viagem a Belém (PA).
VEJA TAMBÉM:
-

Genial/Queest: para 60% dos fluminenses, Lula acredita que traficantes são vítimas
-

Lula se hospedou em barco tipo hotel depois de dizer que não queria luxo
A manifestação do presidente Lula vai no sentido oposto ao que vem sendo aqui pelo governador do Rio, Claudio Castro (PL), que tem chamado de “sucesso” a operação e, em ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF), que foi empregado de maneira proporcional à força.
“O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa”, declarou o presidente, na mesma entrevista às agências internacionais.
Ainda de acordo com o presidente, os legistas da polícia federal deverão investigar de maneira independente as denúncias em que ocorreram as mortes.
A fala do presidente da República contraria pesquisas de opinião. Levantamento da Genial Investimentos, em parceria com o Instituto Quaest, divulgado no sábado, mostrou que 64% dos moradores do estado do Rio de Janeiro aprovam a megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no dia 28 de outubro. Para 73%, a polícia deveria realizar mais destas operações em comunidades e favelas.












Deixe o Seu Comentário