
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reafirmou nesta quarta-feira (29) que o governo israelense e os Estados Unidos atuam de forma coordenada para garantir o cumprimento do principal objetivo do cessar-fogo em Gaza: o desarmamento completo do Hamas e a desmilitarização do enclave.
Durante visita ao Centro de Coordenação Civil-Militar em Kiryat Gat, que abriga o quartel-geral conjunto de forças israelenses e americanas encarregadas de supervisão ou cessar-fogo, Netanyahu destacou que “a responsabilidade de segurança de nossas forças e nossa liberdade de ação são reconhecidas por nossos parceiros”.
O primeiro-ministro foi acompanhado pelo chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (FDI), Eyal Zamir, pelo comandante do CENTCOM dos EUA, almirante Brad Cooper, e de outras altas autoridades israelenses, incluindo o diretor do Shin Bet, David Zini.
Na declaração conjunta, Netanyahu afirmou que Israel “quer garantir que o objetivo acordado pelo presidente Trump e por mim, com o consentimento de outros – o desarmamento do Hamas e a desmilitarização de Gaza – seja alcançado”. Segundo ele, o processo avança “em etapas, junto com outros componentes do plano”.
“Há aqui um verdadeiro esforço conjunto, mantendo a nossa segurança em nossas próprias mãos, para alcançar resultados que talvez ninguém acreditasse que pudéssemos alcançar – mas estamos determinados a tentar”, disse o primeiro-ministro.
A visita ocorre em meio a novas revelações do cessar-fogo por parte do Hamas, que levou Israel a realizar uma resposta pontual nos últimos dias. O governo israelense reiterou que não permitirá a reestruturação militar do grupo terrorista, e que uma cooperação cooperativa com Washington visa consolidar um modelo de segurança que impeça o retorno do Hamas ao poder na Faixa de Gaza.











Deixe o Seu Comentário