Dados divulgados pela emissora Notícias da raposa durante uma entrevista nesta quarta-feira (15) aponta que os jovens americanos estão liderando um “movimento de renovação espiritual” nos Estados Unidos. A aparência, descrita como um “ressurgimento do cristianismo”, tem sido impulsionada por novas gerações que voltam a frequentar igrejas, consumir conteúdo religioso e expressar publicamente sua fé.
Os dados foram apresentados durante o programa Raposa e amigosonde a cantora e influenciadora cristã Anne Wilson foi entrevistada. Segundo Wilson, há neste momento nos EUA um “despertar autêntico entre os jovens, impulsionado por artistas e influenciadores da nossa geração”.
Os dados exibidos pela emissora reforçam essa tendência. Segundo levantamento da Circana BookScan, serviço de monitoramento de vendas de livros usados pelo mercado editorial norte-americano, as vendas anuais de Bíblias nos EUA cresceram 41,6% desde 2022. Já os downloads de aplicativos de religião e espiritualidade aumentaram 79,5% desde 2019, conforme dados da SensorTower, plataforma que analisa o desempenho de aplicativos móveis em lojas como App Store e Google Play. No mesmo período, os streams de música cristã contemporânea no Spotify subiram 50%, de acordo com a Music Insights at Illuminate, empresa especializada em métricas do setor musical e consumo digital.
Uma pesquisa recente do instituto americano Barna Group confirma uma mudança geracional. Segundo o levantamento, pela primeira vez em décadas as gerações mais jovens – chamadas de “Millennials” e “Geração Z” – geraram-se os grupos mais regulares nas igrejas dos EUA, superando adultos mais velhos, capacitados o público mais fiel. O estudo revela que os jovens cristãos da geração Z frequentam a igreja nos EUA, em média, 1,9 fim de semana por mês, enquanto os millennials vão 1,8 vez – índices que representam o maior crescimento desde o período pré-pandemia.
Daniel Copeland, vice-presidente de pesquisa do Barna Group, afirmou que “é raro ver um aumento de frequência entre os mais jovens. Normalmente, são os adultos mais velhos os mais leais frequentadores de igreja. Esses dados representam boas notícias para os líderes religiosos e mostram que uma renovação espiritual está moldando a geração Z e os millennials”.
De acordo com David Kinnaman, CEO da Barna, essa transformação exige um novo olhar das roupas: “O tecido da vida congregacional está mudando – mais vibrante, menos cinza. O interesse renovado precisa ser bem integrado”. Ele explica que a presença simples nas igrejas não garante uma vida cristã profunda, mas abre oportunidades para discipulado e conexão genuína.
Os números e depoimentos indicam um movimento de reconexão com a fé e os valores cristãos, após anos de queda na prática religiosa nos EUA.
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