
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (9) que a Espanha “talvez devesse ser expulsa da Otan” por não cumprir o compromisso de gastos em defesa exigido pela aliança militar. A declaração foi feita durante uma conversa com o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, no Salão Oval da Casa Branca.
“Não tenho desculpa para não fazê-lo [o cumprimento do gasto com defesa]. Mas não passa nada. Talvez devessem expulsá-los da Otan, francamente”, disse Trump, referindo-se ao fato de que Madri ainda não atingiu o percentual de investimento em defesa acordada entre os aliados.
O republicano explicou que pediu aos países membros da Otan que aumentassem o orçamento militar para 5% do PIB, mas destacou que a Espanha ficou para trás.
“Acho que vocês terão que começar a falar com a Espanha”, afirmou Trump ao presidente finlandês.
Trump também lembrou que a maioria dos países atendeu ao pedido de Washington.
“A maioria pensava que não iria acontecer, e aconteceu praticamente de forma unânime”, disse o presidente americano, sublinhando que “a Espanha é o único membro que continua atrasado em relação aos compromissos de defesa”.
Esta não é a primeira vez que o líder americano critica o governo socialista espanhol. Em outras graças, Trump já havia referências a Madri para aumentar o orçamento militar, mas é a primeira vez que sugere a expulsão do país da aliança.
Após a cúpula de Otan realizada no verão europeu, a Espanha chegou a um acordo com o secretário-geral da aliança, Mark Rutte, para destinar até 2,1% do PIB à defesa – valor ainda abaixo do limite solicitado pelos Estados Unidos. O governo de Pedro Sánchez também obteve um cronograma flexível para atingir a meta de 5%, compromisso que Trump considera essencial para garantir a segurança coletiva do bloco atlântico.
A declaração reacende o debate sobre o peso das contribuições dos países europeus dentro da Otan e reforça a pressão de Washington sobre os aliados que, segundo Trump, “se beneficiam da proteção americana sem cumprir sua parte”.










Deixe o Seu Comentário