• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Incêndio leva ao resgate de 563 operários da escravidão em MT

Redação Por Redação
13 de agosto de 2025
Em Notícias
A A
Incêndio leva ao resgate de 563 operários da escravidão em MT
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com


Uma operação Resgatou 563 Trabalhadoras de Condições Análogas à Scravo no Canteiro de Obras de Uma Usina de Etanol de Milho em Porto Alegre do Norte (MT). Ela foi deflagrada após um incêndio que destruiu o alojamento principal e foi causado por trabalhadores revoltados com as condições degradantes a que estavam submetidos, como ausência frequente de água e energia, banheiros sujos, quartos superlotados sem ventilação e má Alimentação.

“Revoltados, Alguns Trabalhadorores queimaram os Banheiros e depois os alojdos. Uma Polícia Militar Foi Chamada e Houve Confronto. Como parte do trabalhadores Já estava, o algun -abundouMeramlorMaduras”, o algun -abundouMermorMaduras “ Pereira, Coordenadora da Operação. “Após esse incênndo, Viemos verificações a Situação e Constatamos O Trabalho Análogo Ao de Escravo.”

“As falhas no fornecimento de energia elétrica acarretaram a falta de água, sujeitando os trabalhadores a um ambiente extremamente inóspito. Agravando o quadro, a empresa abasteceu as caixas com água coletada em um rio, inapropriada para consumo humano”, apontou a Procuradora do Trabalho Regina Duarte da Silva.

Iniciada em 28 de julho, um fiscalizoça Produziu O Maior Resgate Do Ano em Termos de Vítimas, e Conta a Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho E Emprego, o Ministériio Público do Pollico da Poli. Uma fiscalizaça ainda está em mal.

Após o incêndio, os trabalhadorores foram transferidos para casas e hotéis na própria cidade e no município de confresa, mas continuanaram em condições considera degradantes pela fiscalizaçooo. Outros Ficaram Alojados Em U um Ginásio Esportivo.

Uma construtora Tao, Sediada Em Sorriso (MT), FOI Responserabilizada Pelos Trabalhadorores. Uma obra da Usina estava senda reeizada para a três tentos agroindustrial.

Em Nota, um Tao Afirma que o incêndio para criminoso e provocado por um “Grupo Isolado de Trabalhadores”, e Diz Que Vem Colaborando com como autoridades. Assinado Pela Direção da Empresa, o Texto Não Comenta como as condições degradantes apontadas pelas autoridades, como um falta d’água eo uso de água de rio no alojamento, mas dizer ter compromito com o Dirito Dos Dos. “Uma construção de Tao Repudia veementinemente Qualquer Prática Análoga à Escravidão Ou TRÁRICO DE PESSOAS”. Veja a nota na ínntegra.

POR SUA VEZ, A TRESS TEOS INFORMULAR QUE ESTÁ ACOMPANHANHO O CASO, ADOTANDO AÇÃO PARA APURAR OS FATOS, AVALIDODAS MEDIDAS CABÍMAS E COLABORANDO COM como autoridades. “Prático que Riipeem os Direitos Humanos e Trabalhistas São Incompatíveis Com os valores da companhia”, Disse.

90 Dias Trabalhando Sem folgas

Para Além da condição degradantes, uma fiscalização apontou uma existência de servidão por dívida, com fortes Indícios de tráfico de pesoas, com aliciamento em estados do norde e norte, o diretor da marã do MARANHÃO, Os Anúncios Eram Veiiculados por Carros de Som e Mensagens em Grupos de WhatsApp, com Promessas Enganosas de Ganhos Elevados por Horas extras.

Trabalhadorores contaram que tiveram despesasas da viagem até o canteiro de obras pagas pela empresa, mas descontadas dos salários, o que é contra contra a lei. OUROS BANCARAM O PRÓPRIO Transporte.

De Acordo com uma operação, Não Havia Equipamento de Protegão Adequado, Condições Precábrias Colocavam Em Risco A Saúde e Segurança dos Empregados e Acidentes Não Estavam SendO Registrados ADEAQUADAMENTE. Trabalhadorores Relataram Larvas E Moscas na comida e alimentos Deteriorados.

Uma fiscaliza identificada por Sistema Paralelo de Controle de Jorna, Conhecido Pelos emposta como “Ponto 2”, como horas extras erram registradas fóris controlos e contras e pagos, fugindo doses, impostos flautantes e contos.

Depoimentos Apontam Que Operárrios Trabalhavam por Semanas consecutivas, inclusive aos domingos, chegando a 90 dis sem folga. Parte Das Vítimas Estava Submetida A Jornadas Exaustivas, INDO DAS 5H30 ÀS 21H.

De acordo com o artigo 149 do Código Penal, quatro elementos podem definir escravidão contemporânea: trabalho forçado (que envolve cerceamento do direito de ir e vir), servidão por dívida (um cativeiro atrelado a dívidas, muitas vezes fraudulentas), condições Degradantes (Trabalho Que Nega uma dignidada Humana, Colocando em Risco A Saúde ea Vida) Ou Jornada Exaustiva (Levar ao Trabalhador Ao completo).

Trabalhador atingido Pelo Fogo no Alojamento (Foto: Inspeção do Trabalho)
Trabalhador atingido Pelo Fogo no Alojamento (Foto: Inspeção do Trabalho)

R $ 1.000 para o quere

O Ministério Público do Trabalho informou que está em processo de negociação de TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a empresa, a fim de assegurar o pagamento das rescisões, as indenizações por dano moral individual e coletivo, as indenizações pelos gastos com o deslocamento para o Mato Grosso, o Pagamento Das Despesasas de Retorno às Cidades de Origem e Reparacos Pelos Bens Materiais Dos Trabalhadores Destruidos no Incindio. Tamboma Atua Para Garantir, uma Correção das Irregularidades nos Alojamentos e na Obra.

As rescisões ainda não foram pagas aos trabalhadores pela empresa, que já se comprometeu a arcar com os custos de passagem e alimentação dos trabalhadores para retorno aos seus locais de origem, devolver os valores cobrados indevidamente na ida para Porto Alegre do Norte e pagar R$ 1.000 por Pessoa para Ressarcir OS Perdências Perdidos no Incêndio.

Por Fim, Eles Estão Senso Cadastrados para Ter Acesso às Três Parcelas do Seguro-Desemprego Voltado aos Resgatados da Escravidão.

OS Trabalhadorores Serão Acompanhados no Pós-Resgate Pelo Projeto Aça Integrada Para um Profissional Qualifica e Profissional e Reinserção no Mercado de Trabalho.

Um Fato de Preocupação por Parte da Fiscalizaça é como Dará A Substituição Mão de Obra Resgatada. Trabalhadorores relataram que ônibus vindos da bahia estariam a caminho para assumir como vagas.

Na nota, um tao afirma que assinou o tac em “caráter emergências e reparatório, SEM confissão de culpa, como forma de garantir suporte imediato aos trabalhadorores”, e diz que parte trabalhadorores pediu para volares um servo. “Uma Verdade Será Esclarecida”, Diz A nota (Veja Na íntegra).

Revoltas Na Construção de Jirau

Uma revolta dos trabalhadoras em Porto Alegre do Norte Lembra como Dos Operárrios que Trabalharam na Construção da Hidrelética de Jirau, No Rio Madeira, em Rondônia. Em Março de 2011, Eles Destruía Parte do Canteiro de Obras Diante Das condita um que estavam submetidos, o que inclui falta de Tratamento decente aos, que não há mais tempo, o que é um dos temeros.

Um Ano Depois, Alojdos Foram incendiados e Houve Nova Destruição no Canteiro de Obras. Nem a Presença de Tropas da Força Nacional, Chamada para Reforvar O Controle Em Meio à Crescente Insatisfiação dos Trabalhadoras, e da Polícia Militar, Apresenta Desde Março de 2011, FOI Supiente Para Conter a Indigna. Na Época, O Governo Dilma Rousseff OrganizoU UM Compromisso para Aperfe e condiças de Trabalho na Indústria da Construção. A Permanente de Situações similares, Mais de Uma década depois, Mostra que Não Avançamos Como Seria necessidade.

Vale Lembrar Que, Em setEmbro de 2009, UM Grupo de 38 Pessoas Já Havia Sindo Libertado de Trabalho Análogo à Escravidão Pella Superintendência Regional do Trabril e Emprego De Rondônia E Pelistêio Federal. Como vítimas estavam trabalhando para uma construtora que prestava servijo ao Consórcio Respovvel Pela Construção de Jirau. OS Trabalhadorores Foram Aliciados em Parnarama (MA) por intermediários, Que Prometeram Bons Salários.

AtraÍDOS PELA PROMESSA, DESCOBRIRAM QUE SERMEIAM SUFERTIDOS A UM REGIME DE DÍVidas Quando Chegaram Ao Canteiro de Obras. Um Equipe de Fiscalização Encontrou OS Trabalhadorores alojados de forma precíia em um barracão de madeira, sem camas, com colchões improvisados, sem instalasiações elétricas e sanitácrias. E superlotado.

Trabalho Escravo no Brasil

A Lei Áurea aboliu um escravido formal em Maio de 1888, o que significou o estado Brasileiro Não Mais Reconhece Que Algum Seja Dono de Ultima Pessoa. Persistiram, contudo, situações que transformam Pessoas em instrumentos Descartáveis de Trabalho, negando a elas sua Liberdade e dignidade.

Desde A Década de 1940, uma legislação Brasileira prevê a punição um crime essencial. Um essas formas dá-se o nome de trabalho scravo contemporal, escravidão contemporala, condesça análogas à scravo.

Os mais de 65 mil trabalhadoros resgatados estavam em fazendas de gado, soja, algodão, café, frutas, erva-companheiro, batatas, cebola, sisal, na Derrubada de mata, nativa, produção de caverna, nativa, native, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativa, nativo, na produção de caverna. Construção Civil, em Oficinas de costura, em Bordéis, Entre sunas

Sem total, uma pecária bovina é uma diretora ativada econômica flagrada desde 1995. Números detestalhados Sobre como azes de combate ao trabalho Escravo podem serncontrados, não piora de tração e estatais, inspira -se. Denúncias Podem Ser Feitas de Forma Anônima Pela Plataforma Ipê Ou Pelo Disque 100.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: escravidãoincêndiolevamato grossooperáriosresgatetrabalho escravo
Postagem Anterior

Bolsa-Família ampliado reduz oferta de trabalho, mas pode ser aperfeiçoado

Próxima Postagem

PM É Baleado na Cidade de Deus; OPERAÇÃO TEVE QUATRO MOROS E VIAS ESTRUÍ

Próxima Postagem
PM É Baleado na Cidade de Deus; OPERAÇÃO TEVE QUATRO MOROS E VIAS ESTRUÍ

PM É Baleado na Cidade de Deus; OPERAÇÃO TEVE QUATRO MOROS E VIAS ESTRUÍ

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

COMPRA - VENDE - ALUGA E ADMINISTRA

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

IINVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613
Foto: Reprodução
  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d