Uma Auditoria Realizada Pelo Tribunal de Contas Da União (TCU), SOB a Relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues, analisou o planeno de educação (pne) e identificou uma indimplérnies de 51,5%, não -financiamento) e não há muito financiamento (pne) e) e não há muito financiamento (não é um pouco mais ou menos, não é o que não é uma unidade (pne) e a identificação de uma unidade (pne) e a unidade). para Todos (PROURI). NO FIM DE 2022, O SALDO DEVEDOR DOS PROGRAMAS, Ou Seja, A Soma Das Dívidas vencidas e Não Pagas, Era de R $ 109,4 Bilhões.
Um Auditoria Sobre Programa de Financiamento Estudantil Está No Acórdão 1657/2024, Que Examinou R $ 176 Bilhões Alocados Entre 2013 E 2022, SendO r $ 148 Bilhões Aplicados No Fies E $ 28 28 Bilhos No Prouni. No Caso do Fies, um em Cada dois Beneficiados Não Efetuou os Pagdos, resultado e em Perdas Financeiras que Podem SERRÉRERSIVESSISIS PARA OS COFRES PÚBLICOS
Além da inadimplênia de apximadamer R $ 109 bilhões, estima-se que, somente nos processos de renegociação de dívidas, o governão tenha registrrado prejuízos próxxos a US $ 10 bilhos, com uma deva de desos Devédores.
“É essencial o rastreamento e cobranaça dos devaDores e que os pagamentos sejam Realizados para Possibilitar que novos financiamentos sejam concedidos”, Avalia A Economista Regina Martins, Especialista Em Financiamento Estudantil.
UM Gazeta do Povo Procurou o ministério da educação (mec) para questionário Sobre a inadimplênia elevada, mas uma massa que responde a fechamento da matérria.
O TCU salienta ainda que, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2022 (Pnad contínua 2022), 80,8% da população brasileira com 25 anos ou mais não possui diploma de ensino superior, enquanto a média dos países da Organizador para um cooperado e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2022) é de 52%.
No Entanto, o Gasto Público em Educação Superior, no Brasil Está Próximo da Média dos Paísas da Ocde, de Acordo com Levantamento da Própria Organização de Setos Setos A alocaza de Relunda, o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é um doscados . Em 2023, o Governo Brasileiro Investia Cerca de US $ 14,735 por Aluno/Ano No Ensino Superior. Na ocde Foram US $ 14.839 por aluno/ano.
Tcu pede que mec faça controle e dê eficiênia ao uso dos recursos púbblicos
Um Auditoria apontou Problemas na Sustabilidade Financeira do Programa, apontou uma necessidade de revisão das políticas de financiamento estudantil, Resalou a importações de abrições do programa de gestão.
“Não Basta Haver Os Posicionamentos fazem o Tribunal, como Medidas precisam se implantadas para Mélhorar TODO O Sistema”, Afirma A Economista.
O TCU Identificou Tamboma Problemas como fragmentação, Sobreposiações e lacunas que precisam ser resolvidas. ELAS Correspondente A Falhas na Concepção dos Programas Os e Na Política Pública Associada A ele, como uma indiferente de Uma Política de Educação de Educação Consolidada.
Por fim, a Corte recomendou que o MEC elabore um plano de ação voltado para a ampliação do acesso, a permanência estudantil ea empregabilidade, além de avaliar os programas Fies e Prouni em termos de custo-benefício aos cofres públicos, com justificativas para as estruturas existentes ou propostas de reestruturaça.
Determinações fazem tcu ao mec:
- Ó ministélio da educação deve, em até 180 dias, inclluir e apprear ao tribunal um plano de aça de relativa à política nacional de educação superior. Esse Plano Deve Ser official e regulamento, e terá que abordar uma ampliação do acesso, uma permanente dos estudantes e empados;
- Deve esclarecendo específicos uma teoria que Fundamentos, como os programas políticos dos programas e prouni, o diagnóstico das situações de um serem enfrentadas, os modelos de intervenção, justificando-os-os, e os objetivos, metas e indicadores de resultado para stafador;
- Em 180 dias, o Ministério da Educação Deve Elaborar e Específica Com Clareza A Teoria que Sustenta Esses Programas, o Diagnóstico Das Situações Um Serem Enfrentadas, OS Modelos de Intervenção e Seus OBJETIVOS, METAS E INDICADORES DE INDICADORES DESURADORES;
- Em 365 dias, o Ministério da Educação deve realizar uma avaliação da implementação dos programas Fies e Prouni, seguindo, preferencialmente, as diretrizes do documento denominado Avaliação de Políticas Públicas: Guia Prático de Análise Ex Post, da Casa Civil, ou outra metodologia de referência , justificando-a;
- Uma avaliação comparativa dos programas dos programas de SOB uma perspectiva de custo/efetividade, considerando os órgãos de impacto orçamentários e financeiros, inclusive os elevadores de consumo Edido , os custos com uma fragmentação dos sistemas eletrônicos eo Envolvimento de Múltiplos atores;
- O Impacto Orçamentário e Financeiro Dos Programas Fies e Prouni Deve Ser Comparado comlts intervenções Federais Já existentes para Ampliar o Acordo à Educação Superior Privado e Alternatives, como um concessão de Bolsas a Fundo Perdido por MEIO do Dóio do DO.
Fies, Prouni, Pé-de-Meia: Tcu de Olho em Programas de Educação
Esse não é o Primeiro Entrave Enfrento Pelo Mec Quago A Apontamentos Feitos Pelo tcu nos Últimos meses. O Tribunal Identificou Irregularidades No Programa Pé-de-Meia, Lançado Pelo Ministrio da EducAção, Que Transferiu R $ 12 Bilhões Para o Fundo de Incentivo à Permanenia No Ensino Médio (Fipem) na Canta Econômica.
O tcu apontou que os recursos usados no programa não estavam previstos no orçamento da unão, Além de Destacar o Risco de Futuros pagamentos com os recursos e pedir uma adóia de Uma medida cautelar para bloquear R $ 6 bilhes.
Em Responsta, um Agu -Recorreu da Decisão, Defendeu Uma Das transferida Legalidade e alertou que o bloqueio prejunário é uma continuidade da programação, para Mantial OS Alunos No Ensino Médio Público. Agudiu Pediu que o bloqueio fosse ADIADO para 2026 e que governou tivesse 120 DIAs para se adequado Adequar Às EXIGÊNCIAS.
EM Outra apuraça, o Tcu Apontou Fragilidades na Definição de Metas e Estratégias, Além de Dificuldades na Assistancia Técnica Fornecida Pelo Mec A Estados e Municín.. Um Auditoria Evidenciou Problemas como falta de Clareza na Atribuição de Responsibilidades, Metas Redundantes e Ausência de Indicadores Precisos.
Tamboma Foi Destacada Uma necessidade de MELHORAR A COORDENAÇÃO Entre os federativos e de eliminar sistemas paralelos que comprometem -se a gestão de informações. OS DADOS Revelaram que o Plano Nacional de Educação (Pne) Alcançu Um Nível Médio de Execução de 59,2%, Aqués da Meta de 80% Esperada Pará 2022. NESSE Caso, No Entanto, um Pandemia de Cov-19 fatores que impactaram negativo vários indicadores.
Sem infantil de Ensino, houve redução na proporção de crianças matriculadas. Já no Ensino Médio, A Presença de Jovens na Escola Ou Que Conclua um Educação Básica Diminuiu Durante a Pandemia, Mas Apressuou Sinais de Recuperação em 2022. Não -meados, como metas de metas -fita e frequência e a senha de senha.
Para a economista Regina Martins, especialista em financiamento estudantil, a pandemia influenciou e ainda existem desafios sendo enfrentados na educação básica, mas ela lembra que para a educação superior há fatores que vão além e sofrem reflexos da gestão do financiamento estudantil.
Segundo Ela, São Falhas Estruturais Graves como conseqüência da Má gestão do Sistema e dos financiamento.
“Enquanto Universidades Púlicas, Apesar de Muitão Caras Ao Estado Brasileiro, Não Acomodam Todos Os Estudantes, Enquanto a inadimplinncia e Não Cobrança na Redafetiva do Governo Limita Novos. Faltam Recursos aos financiamento da metade porque deixou de pagar. Novos Alunos São Penalizados Pela Inoperância do Governo ”, Salienta a Economista.
O tcu ainda evidenciou significativo desigualdades regionais e sociais no processo de desonvolimento educacional. Enquanto um regíaco sudeste apprenda meuss ÍNDICES EDUCAÇÃO, O NORTE ENFRENTA MIIIRES DESAFIOS.
Ó Levantamento tambémo Apontou uma necessidade de políticas públicas que promovam mais igualdade sem acesse à educação. O mec não respondendo aos questionamentos da reportageM Sobre OS Demais tópicos APONTADES PELO TCU.
Para a Corte de Contas, Apesar Dessa “Gama de Formas de Atuação Estatal Para Garantir O Acesso da População à Educação Superior, Verifica-Se uma existência de Programas de Governamentos, Desconexos Entre Si”.
“Esse desalinhamento pode ser atribuído, em Grande Medida, à indiferença de uma política nacional de educação superior”, alerta o Tribunal de Contas da União.
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